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Intenção de consumo das famílias sobe em setembro

Por Edson Rodrigues - 23 de Outubro 2013
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O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve aumento de 2,7% em setembro (123,9 pontos), na comparação com agosto. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). 

Segundo a entidade, a predisposição ao consumo é resultado da queda da inflação, dos ainda tímidos sinais de crescimento econômico e do fim dos protestos em massa nas ruas. Apesar da alta, o otimismo é menor do que o apurado em setembro do ano passado, com recuo de 11,6% no indicador.

Todos os itens avaliados em setembro registraram crescimento na comparação com agosto. O maior aumento na intenção de consumo ocorreu para bens duráveis (5,9%). Na comparação com setembro de 2012, houve forte redução de todos os itens.

Na avaliação por renda, as famílias que ganham até dez salários mínimos estão mais satisfeitas com suas condições financeiras do que as que ganham acima deste valor. O índice das famílias com essa taxa de renda foi de 126,9 pontos, com alta de 4,1% em setembro em relação a agosto. O indicador das famílias com renda acima de dez salários ficou em 115,1 pontos, com recuo de 1,4%.

O índice vai de zero a 200 pontos. Abaixo de cem pontos é considerado como "insatisfação" e acima de cem é denotado como "satisfação". 

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