IMG-LOGO

Latam Retail e o novo varejo

Por Daniela Maccio - 31 de Agosto 2015
latam-retail-show.jpeg

Terminou dia 27, no Expo Center Norte, um dos principais eventos sobre varejo do País, o Latam Retail Show. O evento começou na segunda-feira (24) e reuniu cinco grandes congressos consolidados nos quatro dias do encontro, entre eles o 18º Fórum de Varejo da América Latina. Além dos congressos, mais de 15 mil profissionais puderam visitar uma grande área de exposições e conhecer mais de cerca de 280 marcas. Um público altamente qualificado de cerca de 3 mil participantes acompanhou mais de 120 palestrantes nacionais e internacionais no Latam Retail Show 2015.

 

Temas como o novo varejo, e-commerce e crise econômica foram discutidos quase em todos os auditórios do evento. Para Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, o varejo vive um momento de profunda transformação na América Latina, principalmente por conta de mudanças como: o empoderamento de consumidores, o avanço digital e a eliminação das fronteiras comerciais por conta do e-commerce. “O Brasil foi o país que mais amadureceu, segundo ranking mundial, porém não podemos ignorar o cenário econômico. Nada menos que um país passado a limpo pode nos levar a mudança ampla e definitiva”, ressalta Gouvêa.

 

O painel de debate “O papel do varejo no desenvolvimento do país” contou com a presença de grandes varejistas do Brasil, estavam presentes Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, Flávio Rocha, vice-presidente da Riachuelo e Artur Grynbaum, presidente executivo do O Boticário. Esse debate mostrou o que os varejistas estão fazendo para superar a crise econômica. “Você só consegue ser pessimista no Brasil se olhar no curto prazo. Se a sua empresa está preparada, depois que a crise passa não vai precisar ter um plano pós-crise”, afirma Rocha.

 

Para Luiza Helena trabalhar mais com menos também tem sido uma boa alternativa. “O consumo não acabou, o que acabou foi a confiança do consumidor. Estamos engajando 23 mil colaboradores a serem todos vendedores e revemos nossos planos de investimento a cada 3 meses. Dinheiro tem, falta desburocratizar a liberação dele”, diz Luiza.

 

O Latam Retail Show 2015 também foi palco do lançamento do livro “A Transformação do Varejo em tempos de Omniera”, produzido por Marcos Gouvêa de Souza, que aborda a evolução do setor, a reinvenção da loja, shoppings e centros planejados no novo ambiente, tecnologia como agente transformador, entre outros assuntos.

Comentários