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Loja do interior de SP alia vendas com muitas dicas de decoração

Por Natalia Concentino, jornalista

A Zdecor é uma loja de Araras (SP) que já está há 41 anos no mercado, mas a idade não a fez ficar para trás, pelo contrário, cada dia as ações de marketing e os serviços oferecidos deixam a loja mais conectada com os clientes e estão fazendo com que a marca fique conhecida Brasil a fora. Afinal, quem não gostaria de comprar móveis e ainda receber uma consultoria sobre decoração? Isso mesmo, da própria equipe da Zdecor, que conta com uma designer de interiores em seu time.

Essa designer é ninguém menos que a sócia-fundadora, Fabiana Zanchetta, que começou a construir essa história no comércio de móveis junto com seu marido Jairo. “Já faz 20 anos que eu estou trabalhando com design de interiores e disponibilizei meus serviços na própria Zdecor. Na verdade, desde que começamos com o negócio eu quis me aproximar dos clientes e com o passar dos anos percebi que a produção de ambientes poderia me aproximar ainda mais dos compradores e estabelecer uma experiência diferente e emocionante”, conta a empresária.

Fabiana Zanchetta, designer de interiores e sócia da loja

E com seu jeitinho observador Fabiana foi conquistando a confiança dos clientes e ajudando muitas famílias a mobiliar e decorar ambientes de acordo com seus gostos, hábitos e tradições, tornando-os mais acolhedores. “Eu sempre costumo dizer que um ambiente produzido com consultoria tem de ficar ‘lindo de viver’ e é isso que eu busco ao assumir os projetos”, afirma Fabiana Zanchetta.

Assim como Hebe Camargo - grande personalidade que usava esse mesmo bordão -, a empresária atraiu as atenções da região. “Posso dizer que fui a pioneira nesse tipo de serviço associado a uma loja de móveis e o ‘boca a boca’ fez com que essa informação fosse se espalhando e a demanda de pedidos foi aumentando. Nós atingimos o ápice agora na pandemia, com o uso do Instagram ajudando muito a divulgar nossos móveis e nossa consultoria. Podemos dizer que tem pessoas do Brasil inteiro interessadas no modo com que nós trabalhamos e que querem se tornar clientes”, orgulha-se.

E quando se trata de marketing e uso das redes sociais, Felippe Zanchetta é quem se destaca. Filho do casal que fundou a Zdecor, Felippe ficou encarregado de fazer a divulgação da loja e dos trabalhos de sua mãe. “Lá por 2016 e 2017, a minha mãe começou a usar mais o Instagram e em 2018 eu passei a contribuir com o marketing digital e com a produção de conteúdo de relevância nas redes sociais para gerar engajamento. Posso dizer que é o que estamos tendo desde então”, conta.

“O que nós estamos vendo é uma geração mais nova que confia nos nossos serviços ao ver as produções que nós postamos no Instagram. Antes as pessoas tinham uma certa desconfiança e queriam ver de perto para ter certeza da qualidade, mas agora elas acompanham as nossas postagens e interagem, pedindo para eu assumir projetos de decoração mesmo à distância, como é o caso de uma cliente de Brasília a quem eu dou algumas orientações e acompanho por foto e vídeo”, comenta Fabiana.

E o whatsapp também se tornou um dos aliados da Zdecor, de acordo com mãe e filho, essas postagens feitas no Instagram motivaram os consumidores a comprar pelo whatsapp, principalmente agora com a pandemia. “Com a demanda de pedidos crescendo cada vez mais, eu estou fazendo a maioria das consultorias online, por meio de fotos e vídeos que as pessoas me mandam e as ideias que trocamos por mensagem”, conta a designer. Ela ainda fala um pouco sobre os métodos que usa para compreender a personalidade de seus clientes. “No contato físico ou online eu já começo a prestar atenção nos pequenos detalhes e passo a fazer anotações sobre os gostos da pessoa, até mesmo musical. Com a quantidade de produções aumentando, nós passamos a trabalhar também com um briefing para facilitar na hora de escolher as peças e o jeito que vamos montar o ambiente”.

Apesar de o digital estar ajudando bastante, Fabiana faz questão de, sempre que possível, ir até a casa do cliente. “Eu sempre gostei de fazer o pós-venda, de estar presente na hora da entrega, de ajudar na montagem do ambiente, deixá-lo aromatizado e usar elementos que já estavam presentes para completar a decoração”, acrescenta.

E sobre o trabalho de produção ela ainda conta que são necessárias no mínimo 3 horas para fazer a montagem e decoração, sendo que nesse tempo eles preferem até que o cliente se ausente para chegar em casa e encontrar tudo pronto, sentindo a emoção da mudança. “Nós sempre levamos até as casas um time de profissionais que permite que a produção fique impecável. Temos uma auxiliar de limpeza que sempre está presente para não gerar nenhum tipo de desconforto relacionado à sujeira no piso, principalmente no momento em que estamos desembalando os móveis. Depois da chegada do coronavírus, então, esse cuidado passou a ser ainda maior, com a higienização das peças e demais elementos que encostamos durante a montagem”, revela.

Quando já está tudo certo, são feitos os registros que serão usados nas postagens das redes sociais. “Nós sempre tivemos uma facilidade e rapidez na hora de postar as produções, ou seja, os nossos seguidores acompanham quase que instantaneamente o término da produção. Assim não precisam ficar dias esperando o resultado de projetos que anunciamos que íamos fazer. E ainda usamos uma trilha sonora compatível com o gosto da família para termos uma personalização até na hora da postagem”, ressalta Felippe.

“É um momento muito gratificante quando terminamos a produção e vamos mostrá-la aos moradores. Nós gostamos de ver as reações, a emoção e até choro, que nos mostra que estamos oferecendo uma experiência de transformação”, emociona-se Fabiana Zanchetta.

Ambiente decorado por Fabiana Zanchetta

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Equipe unida resulta em boa organização

Felippe e Fabiana contam que a loja está repleta de funcionários bons, formando um time para melhor atender os compradores. “Nós oferecemos uma consultoria sem custo, por isso temos uma equipe de consultoras presentes na loja. Elas dão orientações na hora da venda, principalmente quando se trata apenas de objetos de decoração, que elas podem dar orientações na própria loja. Já quando o comprador adquire mobiliário, nós pedimos que eles mostrem fotos do ambiente e a planta para que possamos ajudar com um layout de distribuição”, explicam.

“Algumas das nossas atendentes já fizeram curso de design de interiores e estão aptas a ajudar e prestar essas consultorias. Mas posso dizer que a experiência também conta muito, já que um dos nossos entregadores está há anos com a gente e já vai colocando os objetos no lugar certo, pois trocamos ideias e ele conhece muito bem o modo com que trabalho”, acrescenta a designer e sócia da Zdecor.

E para quem está se perguntando sobre o Jairo, o outro sócio fundador, marido de Fabiana e pai de Felippe, ele é o responsável pela administração da loja e pela logística – que está sendo fundamental para colocar em prática os planos de expansão. “A gente não esperava que teria uma demanda tão alta com a pandemia. No começo até pensamos em criar de forma mais rápida o nosso e-commerce e anunciarmos em marketplaces, porém nós vimos que mesmo com a loja fechada os pedidos continuavam a chegar, havendo também interesse de pessoas de fora da nossa região (que engloba Araras, Campinas, Jundiaí, Paulínia e São Paulo) e isso fez com que começássemos a traçar novas estratégias de entrega para atender o Brasil inteiro”, empolga-se Felippe.

Para finalizar, eles contam um pouco mais sobre os planos futuros. “A ideia de criar um e-commerce ainda está viva, só que vamos esperar o momento certo para colocá-lo no ar, pois ainda estamos reestruturando a logística para atender mais regiões e queremos fazer o nosso centro de distribuição perto da rodovia Anhaguera. E quanto a dificuldade de produção que vemos que algumas indústrias estão tendo, já percebemos que isso poderia acontecer e começamos a nos preparar em julho, reforçando o nosso estoque para continuar atendendo a pleno vapor”, contam mãe e filho.

 

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