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Loja investe em PDV e amplia faturamento

Por Marina - 23 de Abril 2018
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Segundo uma pesquisa feita pelo Point of Purchase Advertising Institute, 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda (PDV). Para ter uma ideia de como o PDV tem importância para o consumidor brasileiro, a título de comparação, a mesma pesquisa apontou que nos Estados Unidos esse índice é de 72%.

 

Tendo isso em vista, quando falamos em PDV, a expressão “não julgue um livro pela capa” não é válida. Os potenciais clientes poderão (e vão) julgar a empresa pelo PDV. Ainda que seja a melhor loja da cidade, o varejo dificilmente vai prosperar se o PDV não cria uma experiência em linha com o que se pretende oferecer.

 

O empreendedor paulista Jorge Saldanha aprendeu isso na prática. Para ele, o cliente deve viver uma grande experiência quando entrar em sua loja de móveis sob medida, a Casa Oficina. A escolha de Saldanha para surpreender os clientes foi criar exposições de móveis, em que arquitetos e designers constroem diversos ambientes. "Ao ver os produtos expostos, os clientes se sentem mais seguros para fechar negócio", diz o empreendedor.

 

As exposições estão ajudando a Casa Oficina a fazer sucesso. No ano passado, a empresa faturou R$ 4,8 milhões. Saldanha sempre teve contato com o setor de móveis, já que a sua família tinha uma fábrica de mobiliário. Mesmo após se formar em matemática, ele decidiu que abriria sua própria loja de móveis. Seu primeiro negócio nesse mercado foi aberto em 1991 e durou até 2006.

 

Depois da primeira empresa, Saldanha decidiu fabricar móveis sob medida – antes, os produtos não tinham nenhuma customização. Mas nem tudo foi como o esperado. Sua loja foi assaltada, o que fez com que ele mudasse seu modelo de negócio novamente. "Decidi atender pessoas somente por indicação. A loja era bem pequena e eu fazia o melhor atendimento possível. Os clientes gostavam e passavam meu contato para outras pessoas", afirma Saldanha.

 

Esse formato intimista durou até 2014, quando Saldanha decidiu procurar um espaço maior. E foi o tamanho do novo imóvel que lhe trouxe a inspiração para criar as exposições. "Com as exibições, fazemos os consumidores imaginarem os produtos em suas casas", diz.

 

As exposições ajudaram a Casa Oficina a impulsionar seu faturamento. A novidade fez com que a loja crescesse 52% de 2014 para 2015. “As pessoas receberam essa ideia muito melhor do que eu esperava. Eu imaginei que seria bom, mas foi ótimo”, diz Saldanha.

 

Para 2018, as expectativas são altas e Saldanha espera um crescimento de pelo menos 50% no faturamento. “Nós também temos a meta de ser uma empresa referência em atendimento de arquitetos e profissionais de design de interiores”, divide.

 

Dicas para montar o PDV perfeito

 

As características da loja, incluindo layout, exposição de produtos e experiência de compra, são cruciais para o sucesso das vendas. É preciso provar que você sabe o que é conveniente para o consumidor e usar os recursos disponíveis para manter o comprador dentro da loja. A edição 175 da Móveis de Valor traz uma matéria com dicas para montar o ponto de venda perfeito para atrair o cliente e criar boas experiências de compra. Clique aqui e confira todas as dicas.

 

(Com informações de PEGN)

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