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Marabraz prepara reabertura do Mappin

Por Edson Rodrigues - 18 de Outubro 2011
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O comando da rede de móveis Marabraz começou a desenhar o plano de reabertura da lojas Mappin em São Paulo. Algumas questões já estão decididas e outras em fase de análise, diz a empresa. O portfólio de produtos à venda e o quadro de executivos que devem comandar o negócio, por exemplo, estão no centro da discussão. Deve haver mudanças em relação ao antigo modelo da loja de departamentos. A Marabraz adquiriu o direito de uso da marca Mappin em leilão público realizado em dezembro de 2009. Desde então, não falou mais do negócio. A empresa pagou R$ 5 milhões pela marca. "Posso dizer que queremos relançar a marca com glamour. Não podemos errar, estamos pensando em detalhe por detalhe", conta o diretor-geral da Marabraz, Nasser Fares, um dos cinco filhos do fundador da varejista, Abdul Fares.

O jornal Valor Econômico apurou com pessoas próximas à rede que está em aberto a possibilidade de o novo Mappin ter algumas lojas menores daquelas que tinha na década de 90, por conta da falta de terrenos grandes e bem localizados em São Paulo. O mix de produtos deve se adaptar ao espaço reduzido. Eletrodomésticos e portáteis devem ser vendidos. A companhia não confirma essas informações. O Mappin terá uma gestão independente da Marabraz.

A discussão sobre a abertura de uma nova rede de varejo controlada pelos donos da Marabraz acontece num momento difícil para a cadeia. As vendas da Marabraz registram queda de 7% de janeiro a outubro, diz Nasser Fares. A estimativa é que essa retração perca um pouco a força no fim do ano e a rede termine com queda de 4% a 5% nas vendas em 2011. "O ano está bem fraco. Acho que a alta da inadimplência e a contenção dos gastos afetaram alguns setores, como o nosso", diz Fares. Com 120 lojas, a Marabraz abriu cinco pontos este ano e planeja abrir outros cinco até dezembro. Em 2012, o plano é inaugurar 12 lojas. Segundo estimativa do mercado, a rede teria faturado R$ 700 milhões em 2010. A empresa não informa números.

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