IMG-LOGO

Marcus Ferreira, da Decameron, assina peças em showroom da Momenttum

Por João Caetano - 26 de Maio 2025

Veja galeria de fotos acima

Neste dia 20 de maio (terça) ocorreu, em Curitiba, o lançamento do mais novo showroom da Momenttum – loja referência na venda de móveis e artigos de decoração  nacionais –, assinado pelo designer Marcus Ferreira, fundador da Decameron – escritório de design e oficina moveleira de São Paulo, com mais de 30 anos de atuação no mercado. 

 

A mostra traz o design alinhado ao conforto e ao acolhimento, preocupando-se com as relações afetivas em que as peças estarão inseridas e a longevidade na qual seus projetos estarão presentes na vida dos clientes. “Cada peça que eu desenho eu procuro imaginar como ela estará na relação familiar (pai e filho, namorado e namorada, tio e sobrinho) e como essa peça estará presente na vida dessas pessoas daqui 5, 10, 15 anos. Se ela vai envelhecer ou ganhar experiência com a família ao longo do tempo”, comenta Marcus. 

 

 Estamos lidando com o sonho das pessoas, não podemos ter erro

 

Sobre a Decameron 

O sonho de Marcus começou com seu pai, que ao levar seu terno em um alfaiate despertou em seu filho a fascinação pelo design e a confecção de peças. “Quando tive contato com esse universo a primeira vez, ver como meu pai ficou feliz com o resultado, pensei em como eu poderia trazer essa felicidade para a casa das pessoas”, comenta. 

 

Marcus sempre prezou pela cultura do “feito a mão”, e resgatou, no começo, profissionais, principalmente tapeceiros e modeladores, que já estavam a ponto de desistir de suas carreiras por não possuírem oportunidade no mercado, iniciando, em 1993, sua trajetória rumo a Decameron que conhecemos hoje. “Sempre preservei a arte do fazer manual, e, com o design, busco acrescentar ‘mais do que o belo’, ou seja, fornecer uma peça que seja mais do que esteticamente bonita, a fim de maximizar a experiência de convívio das pessoas”, explica.  

 

Leia: Linha Vigas da Decameron vence o iF Design Award 2025

 

Suas peças são desenhadas ainda como planta arquitetônica, para Marcus poder enxergar a peça de cima, conseguindo idealizar como a peça se comporta com as interações familiares e a circulação de pessoas na casa. Portanto, um dos cernes do trabalho da Decameron, segundo seu fundador, é colocar o ser humano sempre como foco de seus projetos.

 

Projetos Nacionais x Internacionais

Quando se fala de ergonomia, produzir peças para diferentes nacionalidades se torna um desafio, tanto pela cultura do país quanto pelo perfil dos cidadãos. “Quando projetamos peças internacionais, temos preocupações técnicas voltadas a ergonomia e ao desejo do cliente. Somos sempre orientados pelo design, criamos desejos nas pessoas, onde quer que estejam, pela sua identidade que você transfere para as peças”, comenta o designer. 

Segundo Marcus, marcas internacionais gostam de trabalhar com profissionais do design brasileiro por possuírem a capacidade de agir rápido com as ferramentas disponíveis, sendo um exercício contínuo de improviso, porém com extremo rigor, o que marca um diferencial na visão dessas grandes empresas.

 

Uma identidade forte do seu produto acaba representando a indústria

 

Parceria Momenttum x Decameron

A Momenttum é conhecida pelo maior acervo de mobiliário nacional do estado, e trabalha com designers voltados à preservação da identidade nacional, sustentabilidade e ecologia. Além disso,a Momenttum conta com parceiros exclusivos para lançamento de suas peças. Foi nesse contexto que se iniciou a relação com Marcus e a Decameron, somando mais de 15 anos de parceria. “Fico muito feliz em ter criado, junto a Momenttum, essa ponte Curitiba-São Paulo, em que se cria um grande fluxo de ideias e de pessoas”, comenta Marcus.

 

Em um mercado grande, como o de móveis, se consolidar em uma região de menor movimentação demográfica (em comparação ao eixo sudeste, por exemplo) se torna um desafio. Para Marcus: “Curitiba sempre foi um mercado desafiador para mim, com excelentes profissionais, mas é um mercado menor, o que aumenta a concorrência. Portanto, vejo a Momenttum como um exemplo a ser seguido, de marca que está sempre atualizada, com uma forte filosofia de trabalho e plano de futuro”.

 

Futuro da Decameron 

Após mais de 30 anos no mercado moveleiro, preservando a arte do “fazer a mão” junto a estética brasileira, Marcus explica como se mantém em alta no setor, enfatizando que não se mantém na zona de conforto, adotando uma filosofia de sempre ter algo a mais para aprender. “Para mim, nunca se alcança o final, sempre há um novo caminho, um aprendizado constante. Na Decameron há um grande fluxo de profissionais e projetos, e acredito que essa oxigenação mantenha o caminho vivo”. 

 

Outro exemplo que Marcus considera importante para a consolidação de sua marca no mercado é possuir pilares bem desenvolvidos que norteiam sua empresa e seus projetos. “A busca pelo aprendizado, a humildade de concluir que não se sabe tudo, saber se adaptar, ‘se virar’ e manter seus objetivos bem estabelecidos são elementos que contribuem para a consolidação de sua marca”, explica.

 

Além disso, para a Decameron, a modernização da metodologia de trabalho também é importante. Adaptando-se às novas tecnologias que contribuam para tornar o projeto mais eficaz e trazendo para a marca novos perfis de profissionais, que apresentam filosofias alinhadas com a empresa, mas que acrescentam na idealização de projetos mais modernos. “Conforme o tempo vai passando, percebo que cada vez mais preciso aprender coisas novas, novas tecnologias. Quando comecei, desenhávamos a mão, hoje trabalhamos com projetos envolvendo Inteligência Artificial (IA), sempre buscando aprender métodos novos de se fazer design” finaliza. 

Comentários