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Mercado Livre amplia a concessão de crédito em 46% em um ano

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A carteira de crédito do Mercado Livre cresceu 46% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 4,4 bilhões, e em ritmo mais acelerado do que nos três meses finais de 2023, com impulso das operações no Brasil e no México.

 

O motor dessa expansão foram as emissões de cartões de crédito. O Mercado Pago emitiu um milhão e meio de cartões no primeiro trimestre.

 

“Estamos bem contentes com o desempenho de cartão de de crédito. A penetração continua a aumentar, principalmente no México, país onde a penetração é bem mais baixa do que no Brasil”, disse Richard Cathcart, diretor de Relações com Investidores do Mercado Livre, em entrevista à Bloomberg Línea.

 

Cathcart disse que a empresa está confortável com os indicadores de inadimplência, que aumentou de 8,2% no quarto trimestre para 9,3% no primeiro trimestre para os atrasos até 90 dias.

 

“O aumento de inadimplência foi uma consequência das datas, pois a Páscoa caiu neste ano no primeiro trimestre. Isso significa que não conseguimos ligar para as pessoas que estão com pagamento atrasado. Tivemos que estender algumas faturas para abril, foi um efeito de sazonalidade”, explicou.

 

Outro motivo do crescimento da inadimplência foi a aceleração da originação. “Estamos tomando um pouco mais de risco”, disse Cathcart, explicando que isso se traduziu no aumento da inadimplência.

 

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“Isso está contemplado nas taxas de juros que cobramos. Quando se olha a métrica que é basicamente a receita das taxas, menos a inadimplência e o custo, isso ficou bem estável, até melhorou um pouco no primeiro trimestre de 2024 quando comparado a 2023″, disse.

 

A decisão de tomar mais risco teve relação com a análise de dados pelo Mercado Livre, segundo Cathart, mais do que com uma eventual melhora do quadro econômico ou das expectativas.

 

“Com essa carteira estamos combinando os dados internos que temos dos consumidores com alguns dados que trazemos de fora, principalmente via Open Banking no Brasil. Quando juntamos essas duas fontes de dados, vimos que conseguimos aumentar o tamanho das linhas de crédito”, disse.

 

Crescimento do Mercado Ads

 

O Mercado Livre também destacou que a receita do Mercado Ads no primeiro trimestre aumentou a tal ponto que correspondeu a 2% do GMV (volume bruto transacionado na plataforma e o equivalente a US$ 228 milhões). “No primeiro trimestre, a receita de Ads cresceu 64% em dólares”, disse o executivo.

 

No quarto trimestre de 2023, a receita de Ads havia sido equivalente a 1,6% do GMV; e, no primeiro trimestre do ano passado, a 1,4%.

 

No segmento de fintech, o Mercado Livre observou um crescimento expressivo tanto no número de usuários ativos mensais (+37%) como no volume de ativos sob gestão (+90%).

 

Fonte: www.bloomberglinea.com.br

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