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Mercado Livre e Magalu são campeãs de reclamações no Procon-SP

Revisado Natalia Concentino - 30 de Novembro 2023
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Unidade móvel do Procon de São Paulo (Procon/Flickr)

Após a Black Friday, o Procon-SP notificou os Grupos Mercado Livre e Magazine Luiza para prestarem esclarecimentos sobre as ofertas e uso de cupons de desconto, alvos de reclamação de consumidores. Em nota (veja abaixo) enviada ao Radar, o Mercado Livre lamentou as dificuldades encontradas por clientes. 

 

Os clientes também questionaram a eficiência dos canais de atendimento, se queixaram sobre o uso da inteligência artificial, aplicativo fora do ar, e não aplicação do desconto oferecido.  

 

Até a segunda-feira, o órgão registrou mais de 1.500 reclamações relacionadas à Black Friday, sendo os principais problemas a demora ou não entrega de produtos; mudança do preço ao finalizar a compra; maquiagem de desconto e produto entregue diferente, incompleto ou danificado. 

 

leia: Veja quem ganhou e quem perdeu na Black Friday 2023

 

Posicionamento do Mercado Livre: 

 

O Mercado Livre lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday. A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data. 

 

A empresa destaca também que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550.000 cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro.

 

Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas.  

 

Fonte: Veja

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