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Mercado sustentável enfrenta desafios

Por Daniela Maccio - 04 de Outubro 2016
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A demanda por produtos reciclados, ecologicamente corretos, ou de design sustentável não para de crescer. O cenário seria perfeito para empreendedores do setor se não fosse um porém: o mercado exige preços como os dos produtos convencionais. Na opinião de Renê Fernandes, professor da FGV, essa é uma das principais dificuldades para quem inicia um empreendimento neste mercado. “Enquanto o empreendedor não ganha escala de produção, o processo fica mais caro que o tradicional. À medida que ele vai crescendo no mercado, consegue barganhar e negociar”, afirma.

 

Para ele, um diferencial pode ser explorar um nicho específico. Segundo Fernandes, nesse tipo de negócio há pouca competição, o empresário conquista um conjunto de consumidores que não tinha suas demandas atendidas.

 

“O produto sustentável tem que ser atrativo pelo preço e pela qualidade”, diz Bruno Pellegatti, fundador da empresa Cartone Design, que produz móveis de papelão. Ele afirma que o valor material das peças chega a ter mais peso para o consumidor do que o apelo sustentável. Em 2011, a empresa lançou sua primeira linha de produtos, com sete móveis, entre cadeiras, mesas e banquinhos. Hoje são quase 40, incluindo estantes, criados-mudos, e mobília para crianças. A cadeira custa R$ 49,90 e suporta até 160 kg. “O maior desafio do mercado de produtos sustentáveis é romper com a mentalidade de grandes empresas que exploram a sustentabilidade como moda e apenas tentam lucrar em um curto espaço de tempo” finaliza.

 

Com informações da Folha de S. Paulo.

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