Retrato-Jorge-Zalszupin_credito-Gui-Gaia.jpg

Morre o arquiteto e designer Jorge Zalszupin

Um dos grandes nomes do design moderno brasileiro, o arquiteto e designer Jorge Zalszupin, morreu na madrugada desta segunda-feira (17), aos 98 anos. A informação da morte foi confirmada pela filha dele, Veronica Zalszupin, nas redes sociais, mas a causa ainda não foi divulgada.

De origem polonesa, o arquiteto e designer escapou do holocausto ao se exilar na Romênia, onde cursou arquitetura. Porém, em 1949, Zalszupin chegou ao Brasil inspirado na arquitetura de Oscar Niemeyer e por aqui ficou. Montando sua fábrica de mobiliário e escrevendo seu nome no design brasileiro.

Zalszupin foi um dos responsáveis por tornar o design modernista brasileiro conhecido mundialmente, junto de outros grandes nomes da arquitetura e do design de móveis que se destacaram na década de 1950.

Dentre tantas peças famosas desenhadas por Jorge Zalszupin encontra-se a poltrona Dinamarquesa (1959), construída em jacarandá, com pés palito e que possui como inspiração para seus braços e pernas as colunas feitas por Niemeyer para o Palácio da Alvorada.        

O Brasil perde hoje um dos seus grandes designers de móveis, que deixa seu nome assinado na história.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato

Você já conhece e segue nossas redes sociais?