Veja galeria de fotos acima

Móveis que refletem a exuberância do Brasil por Irmãos Campana

É difícil segurar o ímpeto de deitar-se sobre uma enorme massa roxa de fios grossos de veludo cintilante que parece tão confortável. E o sofá "Boa" é só uma entre outras tentações da exposição dos irmãos Campana que será aberta neste fim de semana, no Rio de Janeiro.

“É atraente sobretudo para crianças, vai ser um problema para a segurança do museu”, brinca Fernando Campana, metade da dupla com o irmão Humberto, enquanto caminha pelo espaço do Museu de Arte Moderna do Rio.

Na maior mostra dos designers brasileiros já feita no país, estão expostas mais de 80 peças, entre poltronas, sofás, tapetes, lustres e móveis, todas criadas nos 35 anos de trabalho da dupla. Cerca de 80% delas nunca foram expostas no Brasil.

Há ainda esculturas de cada um deles em trabalho solo, como uma série de Fernando, composta por bonequinhos de soldados que são na verdade, apontadores de metal, e por miniaturas de monumentos famosos no mundo, como a torre Eiffel e o Big Ben, ou um cachorro engolindo lixo desenhado por Humberto e feito em cerâmica portuguesa Bordallo Pinheiro.

A italiana Francesca Alfano Miglietti organizou a mostra como uma espécie de floresta, com altas torres cobertas de faixas de piaçava que criam setores com nomes como tempo, amor, sonho e metamorfose. Das torres saem as vozes dos irmãos Humberto e Fernando, que leem os textos sobre seu trabalho escritos por Alfano Miglietti.

Eles comentam que a italiana, assim como eles, não vê diferença entre design e arte. “Hoje não existe mais fronteiras entre as artes, a pessoa pode ser performática mesmo sendo jardineiro. Nós trabalhamos com figurino, cenografia, paisagismo, arquitetura, esculturas”, diz Fernando.

(Com informações da Folha)

 

Quando e Onde

De ter. a dom., das 10h às 17h. A partir de 14/3, às 15h; até 17/5. Wanda até 24/5

MAM - Rio (Museu de Arte Moderna), av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo.

Preço R$14 (quartas: grátis)

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato