Movelsul atrai os olhares para o polo moveleiro gaúcho

Começou nesta segunda-feira (17) a 24ª edição da Movelsul Brasil, em Bento Gonçalves (RS), uma das principais feiras de móveis da América Latina. O evento, que segue até o dia 20 de fevereiro, está reunindo mais de 247 marcas expositoras no Parque de Eventos da cidade, atraindo a atenção de lojistas, varejistas, arquitetos, designers e importadores vindos dos principais mercados-alvo do segmento de móveis.
O primeiro dia de Movelsul foi marcado pelas novidades apresentadas pelos fabricantes de vários polos moveleiros e pelo interesse dos lojistas na busca por produtos para compor seu portfólio. Um ponto que chamou a atenção foi a procura por móveis planejados, tanto de lojistas como de importadores.
Jean Pierre Trindade, da Square Planejados, de Juazeiro do Norte (CE), já trabalhou com Dell Anno e Todeschini, na feira fez contato com uma das empresas do Grupo Kappesberg. “Gostei muito dos produtos. Nosso objetivo é encontrar marcas para elevar as vendas, que tenham apelo comercial”, disse o empresário, que de todas as feiras do começo de ano optou pela Movelsul.
Assim como Trindade, outros lojistas estão confiantes do crescimento do mercado de móveis. Cássio Monteiro, da Novele Móveis e Projetos também comentou sobre isso. “Hoje tenho uma marca local de móveis planejados e pretendo ampliar os fornecedores de móveis planejados. Há muitas unidades residenciais para serem entregues em Fortaleza”, comenta.
A Movelsul Brasil é realizada desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Na cerimônia de abertura oficial, a presidente da entidade, Cíntia Weirich, destacou a importância do trabalho colaborativo para o evento acontecer. “Meu muito obrigada a toda a diretoria, equipe técnica e assessorias do Sindmóveis. Em conjunto, estamos entregando uma feira de enorme importância para o setor moveleiro”, disse. Cíntia Weirich também destacou a importância do polo moveleiro gaúcho, a organização da feira e anunciou que a próxima edição já está marcada para o período de 17 a 20 de agosto de 2026.
Outro ponto destacado na abertura foi o empenho da Frente Parlamentar de Madeira e Móveis em elevar o percentual de créditos tributáveis presumidos do ICMS para operações de logística dos atuais 2% para 4%, de modo a equalizar a diferença na compra de novas matérias-primas em relação a outros polos moveleiros.
“O Rio Grande do Sul sofre um impacto muito grande com as questões de logística, pois ainda dependemos de muitas matérias-primas de empresas estabelecidas em estados próximos ao centro do país”, explica Maristela Longhi, presidente do Conselho Administrativo da Abimóvel.
“Estamos mobilizando o governo do estado para chegar a um consenso sobre o índice”, disse Guilherme Pasin, deputado estadual.
A cobertura completa da Movelsul você acompanha nas nossas redes sociais e na próxima edição da revista Móveis de Valor.
SERVIÇO
O quê: Movelsul Brasil 2025
Quando: 17 a 20 de fevereiro, das 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Credenciamento: antecipado pelo site movelsulbrasil.com.br ou no momento de visita à feira (a credencial é gratuita e garante acesso aos quatro dias de evento, incluindo as palestras da Arena do Conhecimento)
Realização: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Patrocínio da Movelsul Brasil: Banrisul, Sayerlack, Sebrae, Sicredi e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Patrocínio do Movelsul Conecta: Sayerlack, Cinex, Obispa e Atria
Patrocínio do Prêmio Salão Design: Duratex e Interprint (Master), Akeo (Standard) e Renna (Especial)
*Por Guilherme Arruda, jornalista convidado
Comentários