IMG-LOGO

Movexpo 2015 apresenta tendências de mercado

Por Edson Rodrigues - 02 de Março 2015
Movexpo-2.jpg
Movexpo-2
Movexpo – Feira Nacional de Móveis para a Região Norte/Nordeste, que será realizada de 19 a 22 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, apresentará um tendência de mercado: os móveis de baixo custo, com valorização do design e eletrodomésticos mais acessíveis.

De acordo com especialistas, a demanda tem crescido no segmento de linha média e as indústrias têm lançado opções de modulados compactos, ou seja, móveis modulados com medidas menores e preços competitivos ao público a que se destina. “Desta forma, novas marcas surgiram nos canais de multimarcas e lojas especializadas. Essa tendência deu oportunidade para introdução de padronagens de madeiras mais atuais e diferenciadas para salas, quarto e cozinha, integrando as novas tecnologias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como cooktop, forno elétrico, e smart TV”, diz Andrea Krause, consultora da Eucatex e designer com mestrado no segmento de móveis populares.

Segundo a consultora, os móveis populares têm seu mercado definido e compõem com produtos de desejo do consumidor, como os eletros e eletrônicos. “A sala dá espaço ao home, agora com painel e TV, e os espaços tornam-se mais leves. As cozinhas ganham novas modulações e design mais atual, perfis e puxadores robustos. A caixa, agora madeirada, compõe com outras cores vibrantes ou neutras. Conseguimos sair do predomínio do branco e preto nas cozinhas”, completa Andrea.

O consultor em design estratégico e inovação Marcos Batista reforça essa tendência. Para ele, os móveis populares sempre estiveram em alta, mas baixo custo não quer dizer necessariamente baixa qualidade. “Por isso, a inteligência dos negócios hoje está na criatividade e na diferenciação. O problema é que empresas desse segmento trabalham mão de obra e não cérebro de obra”.

Marcos Batista enfatiza que o design não está relacionado com alto ou baixo padrão. “O design ainda é pouco entendido por esse mercado como uma ferramenta criativa ou como um pensamento de inovação centrado no usuário e suas necessidades. E que é capaz de entregar valores relevantes, percebidos pelas pessoas, e assim potencializar o negócio de uma empresa”.

Além de fatores como a melhora na renda da população e a facilidade de financiamento, projetos como o Minha Casa, Minha Vida têm contribuído para incrementar o mercado de móveis populares. Esse público representa hoje cerca de 56% do consumo de móveis da região Norte/Nordeste, com um capital de aproximadamente R$ 5 bilhões em recursos.

Para orientar os lojistas sobre os produtos mais indicados para os consumidores da classe média, a Movexpo preparou o projeto Viva Melhor, que consiste na construção de duas residências em uma área de aproximadamente 110 m². Os espaços serão mobiliados com produtos dos expositores da Movexpo, servido de orientação para os lojistas sobre quais os produtos mais indicados para os consumidores do Minha Casa, Minha Vida.


Comentários