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Muma fatura mais de R$ 16 milhões e acelera expansão

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Foto: Leila Viegas

Muma está entrando para o mercado de franquias e pretende acelerar seu crescimento atraindo franqueadas no Brasil todo. Fundada em 2014 por Matheus Ximenes Pinho, a Muma nasceu para democratizar o acesso a peças de design que, na época, eram restritas a algumas regiões ou muito caras. Fundada como uma loja online, criou sua primeira loja física em Recife em 2017 e na sequência mais duas em São Paulo. Hoje, estabelecida como o maior marketplace de móveis e peças de decoração com design assinado do Brasil e faturando alto sem nenhum produto em estoque, assina contrato para a expansão para franquias.

 

O sucesso da Muma brilhou aos olhos do empreendedor Celso Ribeiro, executivo de sucesso que já opera no setor de móveis com duas lojas no Recife (SaccaroVilla Naro ). “Já vínhamos estudando a expansão para um modelo de franquias há um tempo. O interesse do Celso Ribeiro foi o incentivo que faltava para dar o passo definitivo. Ele assumiu a loja da Rua Amélia, no Bairro das Graças em Recife, uma loja que já é lucrativa”, afirma Matheus Ximenes Pinho, CEO da Muma. 

 

Busca por empreendedores

 

Para iniciar as operações como franqueado da Muma, o interessado deve investir cerca R$ 320 mil, entre Taxa de Franquia e caracterização do ponto comercial, com prazo de retorno estimado entre 12 e 18 meses a uma taxa de retorno estimada em 8,69% sobre o investimento. O franqueado terá acesso a 100% do portfólio da marca, além de que não há necessidade de capital de giro, pois o franqueado não terá que comprar o estoque, sendo assim só precisará ter um mostruário para o showroom, já incluso no valor. A Muma fica responsável pelo marketing, pela curadoria, pelo desenvolvimento de parcerias com artistas e artesãos, além de campanhas estratégicas durante as principais épocas do varejo, como dia das mães, Black Friday e natal. Além disso, o franqueado terá o suporte dos times de logística e SAC.

 

A Muma planeja iniciar expansão por cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. “Pretendemos chegar ao final de 2024 com cinco lojas novas. Se alcançarmos a meta, nosso faturamento vai duplicar de 2023 para 2024. Mapeamos estas regiões, mas certamente estamos abertos a oportunidades em outras cidades. Tudo depende de encontrar o parceiro certo”, explica o CEO da Muma. 

 

Para ser franqueado Muma não é necessário ter experiência no setor moveleiro, mas precisa ter pelo menos três anos de experiência em atividades comerciais. O investimento mínimo inicial é de R$ 320 mil e as novas lojas podem ser tanto lojas de rua quanto lojas de shopping centers. 

 

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Nove anos de sucesso

 

A Muma nasceu num coworking no bairro de Casa Forte, no Recife, em maio de 2014. Idealizada pelo premiado arquiteto Matheus Ximenes Pinho e sua inquietação sobre como o mobiliário era vendido na capital pernambucana. Com a ideia, então visionária para um mercado estabelecido no tradicionalismo, de que o online era o caminho mais curto e barato entre clientes e móveis e peças de design, ele precisou convencer um batalhão de fabricantes e fornecedores que o modelo de negócios digital seria bem-sucedido. 

 

“Só era possível encontrar peças de design, muito caras, voltadas para um público AA, em lojas tradicionais. Eu mesmo trabalhava em escritório de arquitetura para o mercado de luxo, mas mesmo esses clientes optavam por viajar para comprar as peças fora do Brasil. Era um movimento que me incomodava porque eu estava na quinta maior cidade do país, com muitos designers e artistas produzindo peças incríveis. Alguma coisa não estava certa. Então decidi criar uma Muma para remodelar a forma como o mobiliário era vendido no Brasil”, explica. 

 

Matheus definiu então que o diferencial da Muma seria criar uma experiência de compra em que se estabeleça vínculo entre os clientes e os designers. A premissa mantém-se até hoje, onde cada um dos parceiros tem uma página própria de apresentação dentro do portal da Muma. 

 

Com apenas um mês de vida, a MUMA foi incubada no Parque de Tecnologia de Recife (Porto Digital) e passou dois anos recebendo os mais variados tipos de mentoria. Também participou de um processo da Endeavor e foi selecionada como “Empresas Promessas”. Também foi selecionada pela 500 Startups, uma das principais incubadoras de São Francisco, pelo programa Techmission da APEX - Brazil Innovators. 

 

Três anos depois, perceberam a importância de um espaço físico onde o cliente pudesse ter a experiência de sentir pessoalmente a qualidade e detalhes do trabalho que era vendido no site. Então em 2017 abriram duas lojas, nos seus dois maiores mercados: Recife e São Paulo. 

 

Ao longo dos nove anos de vida, a Muma não apenas estabeleceu como reforçou ainda mais seu pilar de sustentabilidade, priorizando madeiras provenientes de reflorestamento, além da manutenção da produção sob demanda. “Partindo dos mesmo critérios que usamos para convidar artistas e designers a fazerem parte do nosso portfólio, demos as orientações ao time da Mombá Arquitetura, responsável pela reforma da nova guide shop”, explica Matheus. “Minimizar desperdícios ao máximo, usar todo material nacional possível, madeiras certificadas, dentre outros que são a base do que a gente acredita desde fundamos a Muma”, completa.

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