Pesquisa mostra perfil do comprador online
Por Edson Rodrigues
-
25 de Outubro 2013
A pesquisa “O Caminho do Consumo” foi apresentada nesta sexta-feira (25) por Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE e-commerce, durante o congresso E-Commerce Brasil Operações & Negócios 2013, o maior evento do setor na América Latina, realizado em São Paulo (SP).
O segmento de e-commerce ainda prevalece entre as classes AB, com 65% de sua representatividade, sendo que 18% delas moram em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Apesar de a mobilidade impulsionar o crescimento do e-commerce, Crivellaro explica que a maioria das pessoas ainda se sente mais segura em comprar por meio de computadores (98% das buscas) ao invés de smartphones e tablets (38% e 18%, respectivamente).
A comodidade foi o fator positivo mais apontado pelos entrevistados, com 93% de citações. Melhores preços e a variedade na escolha dos produtos também foram itens muito citados, com 85% e 66% das respostas, respectivamente.
As principais críticas dos internautas que compram pela internet se referem à impossibilidade de ver os produtos ou experimentá-los, com 84% das respostas; o medo de não receberem os produtos, com 56%; e a falta de opção para agendar a entrega do produto, com 54% das respostas.
“Diante de um problema com uma compra online, ao serem indagados sobre qual é a primeira coisa que costumam fazer, 58% dos entrevistados disseram que buscam solucionar o problema via e-mail ou por chat, 33% buscam solucionar o problema via SAC e apenas 7% colocam o problema nas redes sociais”, finaliza Alexandre.




Comentários