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Plataformas de varejo crescem 18% no Brasil em um ano

Revisado Natalia Concentino - 23 de Setembro 2022
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Levantamento da Liga Ventures e PwC Brasil mostra que setor ganhou impulso com mudanças nos hábitos de consumo

Comprar online já era uma realidade dos consumidores brasileiros e a pandemia aumentou o volume de compras pela internet. Esse movimento é um dos principais fatores que refletem no mercado de startups de varejo no Brasil. De 2021 para este ano, o segmento teve aumento de 17,85% de novas empresas. O dado faz parte do levantamento “A evolução das startups no setor de varejo”, divulgado pela Liga Ventures e PwC Brasil.

 

Para realizar o estudo, foi utilizada a ferramenta Startup Scanner e analisadas 373 startups ativas do setor. Do total avaliado, 69% têm como público outras empresas, ou seja, operam no B2B. Quanto à origem dos negócios, o estado de São Paulo aparece com maior expressão, 52%, seguido por Santa Catarina, 10%, e Rio de Janeiro, 8%.

 

“Nossa mais recente pesquisa de consumo, a Global Consumer Insights Survey, mostra que 70% dos brasileiros aumentaram as compras online durante a pandemia e 55% deles devem aumentar ainda mais neste segundo semestre. Esse empoderamento tecnológico alerta as varejistas quanto à necessidade de aprimorar a experiência do cliente com investimentos em omnichannel e personalização”, afirmou a sócia da PwC Brasil, Luciana Medeiros.

 

Segundo o levantamento, a maior parte das startups de varejo oferece soluções de comunicação e relacionamento com o cliente (são 10,2% delas) no Brasil. As outras seis categorias analisadas com maior representatividade no estudo são: criação/personalização de e-commerce (7,8%); gerenciamento de loja (6,7%); meios de pagamento (6,2%); análise de dados (5,6%); gestão de estoques (5,1%) e experiência do cliente (4,3%).

 

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Fusões e aquisições

 

O levantamento mostrou as transações de fusão e aquisição registradas em 2021 e 2022. Durante esse período, 15 startups foram adquiridas com 13 empresas como compradoras. No total, foram 53 transações observadas, que movimentaram US$1,47 bilhões no período.

 

Impacto

 

Além de contribuir para a economia em volume de transações de compra e fusão, o setor de startups de varejo tem apoiado na geração de empregos. Entre 2021 e 2022, as empresas ativas analisadas registraram aumento médio de 37% na força de trabalho, foram 5.115 novas vagas abertas.

 

(Com informações Money Report)

 

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