IMG-LOGO

Prefeito pede apoio do governo do Paraná para a Movelpar 2024

Revisado Natalia Concentino - 05 de Dezembro 2023
sergio_onofre_e_ricardo_barro.jpg
Sergio Onofre, prefeito de Arapongas, e Ricardo Barros, secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, esteve reunido nesta segunda-feira (04) em Curitiba com o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. Na pauta, a lei federal que deu a Arapongas o status de Capital Moveleira Nacional, a nova edição da Movelpar, que vai acontecer de 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024, e novas possibilidade de investimento do governo estadual para o fomento industrial no município. “O secretário mostrou-se muito receptivo às propostas que levamos, a começar pelo apoio que o governo estadual pode dar à Movelpar e ao setor moveleiro. O título de Capital Moveleira Nacional evidenciou para o Brasil inteiro, mais uma vez, o que é o potencial de Arapongas nesse segmento”, assinalou o prefeito.

 

O próprio governo do Estado destacou, através de reportagem veiculada através da Agência Estadual de Notícias, a importância de a Capital Moveleira Nacional estar localizada no Paraná. Com 119 mil habitantes, Arapongas tem na indústria de móveis sua principal força econômica. De acordo com o Sindicato das indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), o polo engloba 42 municípios da região e representa 10% de toda a produção nacional de móveis. No total, são 1.009 empresas na região, sendo que só Arapongas abriga 37%, totalizando 376 plantas industriais. Toda a cadeia emprega 19,5 mil pessoas nos 42 municípios, sendo 64,6% dessas vagas somente em Arapongas, totalizando 12,6 mil postos de trabalho no município.

 

leia: Arapongas agora é oficialmente a Capital Moveleira Nacional

 

O polo moveleiro de Arapongas representa 12% do volume total exportado pelo Brasil. O destino varia de 40 a 60 países, dependendo do momento do ano. A produção vai para países da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio, além da África. Ricardo Barros salientou que o próprio governador Ratinho Júnior assumiu o compromisso de dar um auxílio maior para a realização da Movelpar, através de apoio de técnicos da Fomento Paraná, BRDE, Invest Paraná e da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic).

 

Sérgio Onofre também aproveitou o encontro com Ricardo Barros para falar sobre as eleições municipais e outros assuntos de interesse de Arapongas e região. Ricardo Barros já teve seis mandatos como deputado federal. Em 2022, reelegeu-se novamente, se licenciando para assumir o cargo de secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas (PR)

Comentários