premio_salao_design.jpg

Prêmio Salão Design divulga lista de jurados

Com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para projetos de mobiliário, o Prêmio Salão Design – promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) – divulga seu primeiro grupo de jurados. São cinco especialistas convidados a analisar os projetos inscritos com base em critérios técnico-funcionais.

São eles: Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário; Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).

Podem participar do Prêmio Salão Design projetos de mobiliário de estudantes e profissionais. São cinco categorias para participação: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2022; Desafio do Uso de Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivas.

Também permanecem sendo oferecidos os já tradicionais troféus ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e ‘Madeiras Alternativas’. Esse último é uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), reconhecendo o uso de espécies consideradas não muito utilizadas. Além do troféu especial, a categoria inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

A avaliação dos projetos inscritos será realizada às cegas no mês de setembro, sem o conhecimento dos jurados sobre a autoria dos projetos. Serão considerados critérios como forma e função; ergonomia e segurança; comparativo com similares do mercado; materiais utilizados; Tecnologia de produção, viabilidade produtiva e sustentabilidade.

Desde sua criação, em 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados. A última edição, em 2020, teve 827 projetos concorrentes. Com patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil, os prêmios são de R$ 6 mil para estudantes e R$ 10 mil para profissionais em cada uma das cinco categorias, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados.

O regulamento está disponível no site www.salaodesign.com.br. Siga o prêmio também nas mídias sociais: http://bit.ly/instaPSD e http://bit.ly/facePSD.

leia: PRÊMIO SALÃO DESIGN ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Mais sobre os jurados técnico-funcionais

Ana Brum, Centro Brasil Design (CBD)

Designer, doutoranda em Design, mestre em Desenvolvimento e Organizações, Especialista em Engenharia de Produto e Design e em Ensino Superior.  Diretora Técnica no Centro Brasil Design e professora universitária e de pós-graduação.

Diego Farto, Artetílica

Uruguaio residente no Brasil, é diretor Comercial e de Produto na Artetílica, empresa especializada em luminárias para móveis e arquitetura. Apaixonado pelo design, tem vasta experiência em feiras internacionais de design e trabalha com desenvolvimento de novos produtos.

Giulio Palmitessa, Unisinos

Designer, professor e sócio-fundador da Ector, estúdio internacional com sede no Brasil. Trabalhou em centros de design de empresas moveleiras na China, Espanha e Brasil. Há 12 anos, é professor dos programas de bacharelado e pós-graduação da Escola da Indústria Criativa da Unisinos.

Ricardo Dal Piva, Senai

Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, tem experiência de 17 anos atuando na área moveleira com melhorias de processos, ferramentas de manufatura enxuta e sistemas de gestão da qualidade para certificação de produtos.

Silvana Carminati Heckman, Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD)

Bacharel em Design de Interiores pela Belas Artes de SP, especialista em Gestão Empresarial e Liderança de Pessoas, presidente da ABD e do CIDI para a América Latina. Tem 20 anos de experiência como executiva na Gestão Comercial em importantes empresas do seguimento de design brasileiro.

Cronograma do Prêmio Salão Design 2022

• Inscrições: de 14 de junho a 31 de agosto de 2021

• Julgamento da Primeira Etapa: De 09 a 30 de setembro de 2021

• Divulgação dos resultados da Primeira Etapa: 11 de outubro de 2021

• Prazo único para entrega dos produtos selecionados: Dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2022

• Julgamento da Segunda Etapa: 24 e 25 de janeiro de 2022

• Divulgação dos vencedores: 01 de fevereiro de 2022

• Mostra dos produtos premiados na Movelsul Brasil 2022: 14 a 17 de março de 2022

• Cerimônia de premiação: 16 de março de 2022

• Mostra dos vencedores na DW! Semana de Design de São Paulo: agosto de 2022 (data a definir)

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato