IMG-LOGO

Produção de móveis em abril sobe 0,3% sobre o mês anterior

Por Natalia Concentino - 16 de Junho 2023
carpinteiro-masculino-lixar-uma-madeira-com-lixadeira-orbital-em-uma-oficina.jpg
Imagem: Freepik

Chegamos ao quarto mês do ano e a pesquisa mensal do IBGE continua indicando níveis muito baixos de produção. Na comparação com o mês imediatamente anterior, janeiro registrou alta de 2,3%, mas em fevereiro recuou para 0,3%, em março passou para 4,5% negativos e em abril, alta de apenas 0,3%, o que não repõe a perda do mês anterior.

 

Já na comparação com igual mês do ano anterior, tivemos um janeiro de alta considerável (9,2%) mas no mês seguinte caiu 0,7%, oscilou positivamente para 4,2% em março e voltou a cair 2,6% em abril.

 

Com este comportamento, no acumulado do ano apresenta alta de 2,4% e o índice anual fica negativo em 7,2% até abril.

 

leia: Veja por que Norte e Nordeste são a bola da vez

 

Desempenho regional

 

Os três estados do Sul são agora pesquisados sobre produção moveleira. De janeiro a abril, Santa Catarina – o novo estado pesquisado – registra queda de 11,6%, enquanto o Rio Grande do Sul tem alta de 0,4% e a maior expansão da produção nos primeiros quatro meses do ano é do Paraná, com 11,1%.

 

Santa Catarina ainda não possui índice anualizado, enquanto a produção paranaense nos últimos 12 meses aumento apenas 0,8% e a do Rio Grande do Sul recuou 9,0%, bem mais do que a queda nacional do período, que ficou em 7,4%.

Comentários