IMG-LOGO

Produção de móveis sobe em março

Por Edson Rodrigues - 18 de Abril 2013
n_linha_sofisticados_23867.jpg
n_linha_sofisticados_23867
A produção industrial  aumentou em março na comparação com o mês anterior, mas o crescimento foi menor que o observado na mesma comparação nos últimos dois anos. Além disso, a utilização média da capacidade instalada em março de 2013 encontra-se inferior à registrada nos mesmos meses de 2012 e 2011.Especificamente móveis, a situação não é diferente do restante de ramos da indústria. Em março a produção aumentou 5,6 pontos na comparação com fevereiro, mas ficou 2 pontos abaixo da produção de março de 2012.

Com relação ao uso da capacidade instalada, a indústria moveleira registrou alta de 2% em março na comparação com o mês imediatamente anterior, mas sofreu uma queda de 4% na comparação com março do ano passado.Os preços das matérias-primas se elevaram no trimestre, segundo novo indicador apurado pela Sondagem industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os principais problemas enfrentados no trimestre, a alta no custo da matéria-prima ganhou importância. Já a elevada carga tributária permaneceu como o principal problema.

O fraco desempenho da indústria nos últimos meses, aliado à alta nos custos afetou as condições financeiras das empresas. A insatisfação com as margens de lucro aumentou e a situação financeira tornou-se insatisfatória. O acesso ao crédito tornou-se também mais difícil no trimestre.

Comentários