IMG-LOGO

Produção industrial recua 0,2% em novembro

Por Edson Rodrigues - 08 de Janeiro 2014
aa.jpg
aa
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira registrou queda de 0,2% em novembro em comparação a outubro, na série livre de influências sazonais. Com relação ao mesmo mês de 2012 houve expansão de 0,4%. O resultado, apesar de ainda ser melhor que o esperado, é um sinal de fraqueza do setor, o que dificulta a recuperação da economia como um todo.

A retração de 0,2% da atividade industrial em novembro foi acompanhada pela queda na produção de 14 dos 27 ramos pesquisados, com destaque para o setor de veículos automotores, que teve queda de 3,2%, o segundo resultado negativo consecutivo. O IBGE divulgou ainda que a produção industrial acumula alta de 1,4% entre janeiro e novembro de 2013.

No confronto com igual mês do ano anterior, o segmento de bens de consumo duráveis, ao recuar 4,1% em novembro de 2013, assinalou a queda mais intensa entre as categorias de uso nesse mês e foi pressionado em grande parte pela menor fabricação de automóveis (-11,1%), de eletrodomésticos da “linha branca” (-5,0%) e de artigos do mobiliário (-7,0%). Por outro lado, ainda nessa categoria de uso, foram observados impactos positivos vindos da produção de eletrodomésticos da “linha marrom” (34,5%), de motocicletas (11,5%), de telefones celulares (0,2%) e de outros eletrodomésticos (0,4%).

O setor produtor de bens de consumo duráveis, ao crescer 1,2% no acumulado dos 11 meses do ano, também apontou expansão, mas em ritmo abaixo da média nacional (1,4%).

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Comentários