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Projeto Brazilian Furniture estimula exportações

Por Edson Rodrigues - 26 de Novembro 2012
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Um levantamento realizado pela área de inteligência comercial do Brazilian Furniture constatou que os mercados do México, Colômbia, Peru e Angola foram os que apresentaram maior crescimento para as exportações das 52 empresas brasileiras participantes do projeto, em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro a outubro).
Para o mercado mexicano, a evolução foi de 53% no período, saltando de US$ 844 mil para US$ 1,3 milhão. O crescimento em vendas de móveis para a Colômbia, Peru e Angola foi de 17%, 16% e 15,7%, respectivamente. De acordo com Adriana Katekawa, responsável pela área de inteligência comercial do projeto, apesar da queda nas exportações brasileiras de móveis, o total das vendas das 52 empresas integrantes do Brazilian Furniture cresceu 8,5% (de US$ 57,5 milhões para US$ 62,3 milhões) quando contabilizados os nove mercados-alvo do projeto: África do Sul, Angola, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, México, Peru e Rússia.
O Projeto Brazilian Furniture, que tem por objetivo promover as exportações brasileiras de móveis, é desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Foto: João Araújo - coordenador do Projeto Brazilian Furniture e Ilseo Rafaelli - coordenador da Rodada de Negócios Internacional.

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