IMG-LOGO

Projeto recolhe móveis e eletrodomésticos em Avaré

Por Edson Rodrigues - 17 de Fevereiro 2014
cata móveis.jpg
cata móveis
Com o objetivo de dar destino a móveis e eletrodomésticos descartados por moradores, o projeto “Cata-Móveis”, da Secretaria de Meio Ambiente, em Alvaré (SP), já está em funcionamento. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, as peças são doadas para famílias cadastradas pelo serviço de assistência social.

O Cata-Móveis realizará o recolhimento de móveis e eletrodomésticos usados, mediante a solicitação dos moradores. O Projeto é gratuito e, para solicitá-lo, os moradores devem ligar para a Secretaria de Meio Ambiente nos telefones (14) 3711-2559 ou (14) 3711- 2573, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O serviço é realizado a partir de agendamento. Uma equipe vai até as residências dos moradores e recolherão o móvel doado. Esses móveis serão recuperados quando possível para serem encaminhamento às famílias que necessitam.

Quando os materiais forem irrecuperáveis, os produtos serão enviados à Associação de Catadores para que possam ser vendidos, gerando renda e mais uma vez contribuindo com a economia da cidade, bem como com a questão ambiental, diminuindo dessa forma, os resíduos sólidos, através da reciclagem.

Outro projeto com o mesmo objetivo é Kata Kakareco, que recolhe móveis e eletrodomésticos das residências cuiabanas A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, colocou em prática o projeto e as equipes de limpeza passam nos bairros da capital, em dias alternados, recolhendo móveis e eletrodomésticos velhos que estiverem em frente às residências.

Todo o material recolhido é encaminhado para a Cooperativa dos Catadores do Aterro Sanitário de Cuiabá (Coopemar), onde serão selecionados. Os materiais em boas condições serão reutilizados ou vendidos como sucata, gerando renda para as famílias da cooperativa. Os materiais que são rejeitados, sem utilidade, recebem a destinação correta no aterro.

Comentários