Sempre com o propósito de ajudá-lo na tomada de decisões, pautamos nossos veículos com uma gama variada de temas. Mas, às vezes, somos pautados pelo mercado. Foi o que aconteceu com esta edição.

Com a demanda dos fabricantes por respostas sobre aumentos de preços, escassez de painéis e possível privilégio às exportações, mobilizamos nossa equipe editorial em busca de respostas junto aos fornecedores. O resultado deste trabalho você confere em reportagem com o tema Dossiê Painéis.

A demanda aquecida, os aumentos de preços dos insumos e as fábricas sem estoques dificultam o equilíbrio do abastecimento ao varejo, seja físico ou online, causando um descompasso no mercado. E os varejistas do Norte e Nordeste sofrem ainda mais com isso, principalmente em função da distância dos principais polos fornecedores.

Mas as vendas aquecidas nas duas regiões, sinalizam que o consumo de móveis pode surpreender ainda este ano, especialmente na Bahia e Pernambuco. Do Norte a boa notícia vem do Pará, único Estado do “Brasil de Cima” entre os cinco que sairão da crise até 2021, segundo estudo feito pela Tendências Consultoria Integrada.

Mas nem todos se sairão bem da crise. Ricardo Eletro e Credmóveis Novolar são os exemplos mais impactantes do setor, quando o tema é recuperação judicial. E os especialistas ouvidos para nossa reportagem preveem que os pedidos de RJ no varejo de móveis se ampliem no segundo semestre.   

Veja outras reportagens interessantes, como a que mostra o avanço da indústria sobre o varejo para interagir direto com o consumidor.

E o movimento da indústria se mostra em novas formas de vender, que você confere na matéria que aborda também a produtividade como aliado do home office e revela como estão sendo mobiliadas as casas brasileiras.

Boa leitura

REVISTA MV MV Decor MV Norte & Nordeste 100% PDV