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Saiba como conquistar novos clientes ainda neste fim de ano

Por Natalia Concentino - 19 de Novembro 2020
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O Natal e o Ano Novo já estão batendo a nossa porta e para quem lida com o consumidor final esse momento é mais do que especial, mas e os fornecedores, como podem se manter ativos e fazer bons negócios nessa época? Pensando nisso, conversamos com o especialista em marketing digital e CEO da TRIWI, Ricardo Martins, que deu boas dicas de comunicação para manter um bom relacionamento e ser lembrado pelos clientes.

Antes de saber o que o especialista tem a dizer, é bom ter em mente que a presença digital se mostra cada vez mais importante para qualquer tipo de empresa, ainda mais em tempos de distanciamento social. Mas, vale lembrar, que presença digital não é simplesmente criar o perfil de sua empresa em uma rede social ou colocar um site no ar, a presença é garantida pelo conteúdo que é gerado pela marca.

“Muitas empresas ainda são muito focadas no tradicional. Só que o que elas precisam é gerar valor, informação e conteúdo de qualidade, principalmente agora que o final do ano se aproxima e muitos clientes entram em recesso. Eles precisam começar o próximo ano ainda lembrando de você, da sua empresa, para que façam os primeiros negócios”, explica Martins.

O especialista começa a dar suas dicas e fazer suas observações: “Tem gente que só comunica promoção, achando que o consumidor só está interessado em preços e ofertas, mas isso não é o ideal. Estamos passando de uma fase de foco no cliente para o foco do cliente, que é quando a gente tenta entendê-lo para passar uma mensagem mais afetiva”.

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Para dar um exemplo, Ricardo fala sobre o que pode ser explorado de acordo com o que a empresa oferece. “Dá para aproveitar o momento e dar dicas de decoração para o Natal, assim você não está diretamente anunciando o seu produto, mas passando um conteúdo interessante e inserindo a sua marca de alguma maneira, fazendo com que ela seja lembrada. Trazendo para o setor moveleiro, uma opção é falar sobre as tendências de móveis para 2021, de maneira informativa e que vá cativar quem está consumindo o seu conteúdo. O negócio é atrair pela informação e gerar interesse”.

Um dos pontos abordados por Ricardo é “como entender o consumidor?” e ele traz boas alternativas para isso. “Não precisa fazer pesquisas caras para entendê-los. Podemos simplificar e ficar de olho em suas atividades, analisar como eles agem nas redes sociais, prestar atenção no que é dito no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e um recurso simples e fácil de usar é a caixa de perguntas disponível nos stories do Instagram”, sugere.

Agora, quem trabalha somente com o processo B2B tem que entender que ele tem suas particularidades na hora de atingir o público. “Embora exista um CNPJ, tem sempre uma pessoa por trás dele, com seus interesses e, portanto, é preciso saber quais são suas características. Uma das melhores coisas é conversar com sua equipe de vendas e atendimento para saber qual a percepção deles em relação aos clientes e outra opção é realizar pesquisas no próprio site da empresa para saber por que os clientes compram seus produtos e qual o motivo de escolherem a sua marca”, avalia o especialista em marketing digital.

“Utilize as redes sociais e o e-mail marketing, não faça apenas propaganda, muitos sabem que vai ter só esse tipo de conteúdo e nem abrem mais as mensagens. Lembre-se que mesmo durante as férias ou o recesso de final de ano as pessoas continuam acessando suas redes sociais e algumas, dependendo do cargo, o e-mail de trabalho, por isso mesmo que a sua empresa deve estar presente e interagir levando algum tipo de informação”, acrescenta.

Sobre o que eu posso falar?

- Equipamentos

- Insumos

- Informações sobre tudo o que se relaciona com o segmento dos seus clientes

- Notícias

- Diferenciação

Essas são só algumas da possibilidades de assunto e, vale lembrar, que é muito importante mostrar o diferencial da sua empresa, mostrando afetividade e até mesmo personalização no atendimento. “Publique conteúdos mostrando que você pode dar um atendimento personalizado ao seu cliente, se adaptando aos prazos de entrega que ele precisa, à demanda necessária, entre outras ‘mãozinhas’ que pode dar a ele. Assim, você mostra que a sua instituição é parceira dele, não só para esse período, mas para todos os momentos”, reforça Ricardo Martins.

Para finalizar, o especialista alerta que as empresas precisam ter uma presença digital sólida e não apenas estar presente. “É importante sempre manter o site atualizado, criar um canal de comunicação, promover conteúdos relevantes e pensar que os jovens que vão começar a ocupar os cargos de liderança já nasceram na época do digital e vai ser cada vez mais importante saber se comunicar com eles. Um segundo passo está na análise de dados e taxas de conversão para entender qual a efetividade das suas ações”.

Esta e outras matérias com conteúdos relevantes ao setor você encontrará na edição novembro/dezembro da Móveis de Valor.

 

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