salone-mobile-2020-fiera-milano-euro-cucina-fiera-bagno_copy.jpg

Salone del Mobile.Milano: Edição vai projetar a beleza

O Salone del Mobile adicionou outro termo ao seu manifesto: “Beauty” - um poderoso impulsionador do modus operandi da feira e das empresas, marcas e designers que participaram seu sucesso. Também está intimamente ligado ao conceito de sustentabilidade.

A 59ª edição do Salone del Mobile.Milano estará acontecendo de 21 a 26 de abril na Fiera Milano, Rho, reafirmando seu compromisso com a inovação e a beleza. O ano de 2020 marca a estreia da palavra no Manifesto, porque inventar diferentes tipos de design a cada ano, experimentar todos os tipos de harmonia de formas, moldar o material "certo" e alcançar um alto grau de sustentabilidade são todos uma busca pela beleza. “É isso que as empresas e designers que participam do Salone del Mobile fazem com honestidade, comprometimento e transparência, empenhados em torná-lo um verdadeiro motor de mudança. Juntamente com o foco na sustentabilidade, os holofotes estarão novamente na centralidade de Milão, uma cidade internacional capaz de atrair investidores e investimentos de todo o mundo, e uma cidade que é amada por jovens porque, além da arte e arquitetura de o passado, o novo é tangível”, destaca o presidente Salone del Mobile.

Claudio Luti, acrescenta que “a edição 2020 do Salone del Mobile.Milano testemunhará as estratégias éticas e virtuosas das empresas de móveis. O que precisamos agora é de uma abordagem ética do design que possa reforçar a busca de soluções o mais sustentável possível em um contexto global e um foco crescente nas demandas das próximas gerações, que estão mais interessadas do que nunca no valor intrínseco do que eles compram para seus ambientes doméstico e de trabalho. Veremos muitas empresas investindo em produtos de bem-estar ambientalmente amigáveis ​​e pessoais, e um avanço em direção a um futuro melhor, encapsulado pela palavra ‘Beleza’, que, sem surpresa, foi adicionada ao Manifesto Salone del Mobile.Milano. A busca constante pela beleza, que significa uma variedade de fatores diferentes, será a chave que permitirá ao Salone del Mobile fortalecer e consolidar sua posição de liderança global nos próximos anos e prever o estilo de vida dos futuro”.

Assim, o Salone del Mobile.Milano narrará os passos decisivos em direção à sustentabilidade ambiental e social através de criativos designers, marcas e empresas com o ônus das novas gerações que cresceram em uma época de crise e quem aspirar a produção e fruição justas, responsáveis ​​e virtuosas.

Emanuele Orsini, presidente da Federlegno Arredo Eventi, observa que “o Salone agora se tornou uma verdadeira ‘instituição’ e, como tal, é o prenúncio de um futuro em que desenvolvimento, inovação e sustentabilidade trabalharão juntos - promovendo a Beleza em seu sentido mais amplo, em uma palavra. Devo dizer que muitas empresas do setor já entraram no caminho da economia circular, e os números existem para mostrar isso: 72% investiram na reutilização de materiais recicláveis, 44% usam produtos reciclados, 67% são comprometidos com os procedimentos corretos de descarte no fim da vida útil, 49% são para economia de energia e 37% para o uso de energias renováveis. Mas isso não basta. É por isso que acredito que chegou a hora de dizer em voz alta e clara que não cabe apenas às empresas, especialmente as pequenas, dar passos em direção à sustentabilidade. Exorto os políticos e as instituições a apoiarem aqueles que fazem o Made in Italy em todo o mundo: são necessárias medidas fiscais incisivas e oportunas para ajudar as empresas em uma transição que também coloca o treinamento em primeiro plano. A Europa investiu recursos substanciais no Green New Deal e, em 2018, aprovou as diretivas sobre a economia circular que ainda não foram implementadas: simplesmente não podemos nos permitir desperdiçar esse tipo de oportunidade”, disse Emanuele Orsini.

O valor da produção italiana de móveis de madeira em 2019 foi de 42,5 bilhões de euros, + 0,6% em 2018. No geral, o macrossistema de móveis representa 27,6 bilhões de euros e registrou um aumento de 1,4% na produção em comparação com 2018, enquanto as exportações permanecem estáveis. (Dados do FederlegnoArredo Study Center). Os eventos de 2020 reunirão mais de 2.200 expositores em toto e 600 jovens designers com menos de 35 anos.

O Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Decoração e o Workplace3.0 explorará muitas e variadas avenidas estéticas, apresentando produtos mega personalizáveis ​​de qualidade e bem pesquisados, cada vez mais possíveis por processos que são sustentáveis ​​em todas as etapas.

Respondendo ao desafio de fornecer uma resposta adequada às mudanças na estrutura social atual, a EuroCucina seguirá os passos do Workplace3.0 e, embora principalmente baseada nos pavilhões tradicionais, também adotará um formato expositivo estendido que inclui o Salone Internazionale dei Mobile e S.Project, ressaltando a maneira como esse espaço está evoluindo e se tornando cada vez mais incorporado nas salas de estar.

A FTK (Tecnologia para a Cozinha) oferecerá um vislumbre do futuro, com novos tipos de eletrodomésticos marcando uma mudança radical no mundo dos eletrodomésticos embutidos em favor de cozinhas inteligentes eficientes, eficazes e sustentáveis.

A Exposição Internacional de Banheiros também canalizará a responsabilidade, apresentando soluções de vanguarda voltadas para a otimização do consumo de água e energia.

Após sua estréia e sucesso retumbante em 2019, a S.Project, a exposição dedicada a produtos de design e projetos de design de interiores decorativos e técnicos, estará de volta; suas palavras-chave são visão, evolução e tecnologia, além de cortes transversais e multissetoriais. Uma perspectiva original e um formato de exibição fluido e transversal, refletindo o novo mercado e as demandas da sociedade.

Cerca de 600 jovens designers participarão do 23º Salone Satellite. O tema deste ano é Projeto Para Nossos Futuros. Esta edição convidará a reflexão sobre o design inclusivo que promove autonomia, conforto, movimento, facilidade de uso, interação e segurança para todos.

A 59ª edição do Salone del Mobile.Milano se aventurará novamente além dos limites do recinto de feiras e na cidade: de 21 de abril a 3 de maio, uma instalação audiovisual monumental específica para o local será apresentada na Sala delle Cariatidi do Palazzo Reale, com sede em nos 10 valores estabelecidos no Manifesto, que sempre fizeram parte integrante do DNA do evento. Serão exibidos 10 filmes do diretor dos 10 principais cineastas italianos. Cada um dos cineastas pegou uma palavra do Manifesto e a interpretou em seu próprio estilo imitável, transformando-a em um curta-metragem.

Destacando e valorizando seus fortes laços com Milão, e voltada para abrir ainda mais a troca de idéias, cultura e criatividade, a colaboração entre o Salone del Mobile.Milano e a Fundação Teatro alla Scala foi renovada. Uma conexão informada pelo desejo de combinar valores compartilhados, promovendo e valorizando o talento da Orquestra Filarmônica e proporcionando uma oportunidade para a comunidade de design desfrutar de uma experiência única. O Salone será aberto novamente este ano com um grande concerto com Riccardo Chailly, diretor musical do La Scala em Milão. “A inspiração para a edição deste ano do Salone del Mobile, Milan projeta Beauty, apresenta criativos, empresas, visitantes e milaneses a uma nova dimensão que o Milan começou a reconhecer nos últimos anos. Sempre eficiente, competitiva, inovadora e internacional, Milão também percebeu que é bonita, a par das grandes cidades da arte, em sua maneira particular de criar, oferecer e experimentar a beleza. O Salone del Mobile também é uma expressão do desejo de Milão de ser ambiental e socialmente sustentável e de sua vocação como um centro para jovens. Faríamos bem em alinhar o design e a produção a esses princípios, que agora estão impulsionando a transformação e a regeneração urbanas de nossa cidade ”, disse Giuseppe Sala, prefeito de Milão. Milan vê Federlegno Arredo Eventi e a Agência de Comércio Italiana ICE - o órgão governamental que sustenta o desenvolvimento econômico e comercial das empresas italianas no exterior e trabalha para atrair investimentos estrangeiros na Itália - trabalhando em conjunto para desenvolver uma série de atividades estratégicas despertar o interesse e incentivar a participação de operadores estrangeiros, compradores, arquitetos, designers de interiores e jornalistas nas edições de Salone em Xangai e Moscou.

O Salone del Mobile.Milano terminará com uma grande festa de design na sexta-feira 24 de abril no Palazzo Marino, completando toda a emoção gerada pela feira. Será uma oportunidade para celebrar a enorme contribuição produtiva e organizacional das empresas e de todos os designers e pessoas que ajudam a tornar Milão o lugar mais interessante e atraente do mundo durante esta semana em particular.
 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato