IMG-LOGO

Semana de Design agita centro de São Paulo

Revisado Natalia Concentino - 05 de Março 2023
estudio_paulo_alves.png
Estúdio Paulo Alves | Foto: Divulgação

Entre 11 e 19 de março, a DW! Design Weekend - Semana de Design de São Paulo chega à sua 12ª edição. O evento é o principal festival urbano ligado ao design na cidade de São Paulo e reúne dezenas de expositores, talks, rodas de conversa, visitas guiadas e feiras. Neste ano, a DW! acontece no mesmo período da Expo Revestir, a maior feira do setor de decoração e revestimentos na América Latina. Com atividades espalhadas por várias regiões da cidade, o evento reforça o movimento de retomada do centro pelos criativos, promovendo diversas atividades durante a semana. Abaixo selecionamos algumas ações que podem ser conferidas pelos visitantes.

 

1 - Collab Paiol + Ju Amora

 

Vasos e bancos resultam de parceria entre a Paiol e Ju Amora - Fotos Dani Neves

 

 

A Paiol, principal loja de arte popular e artesanato de São Paulo, em parceria com a Ju Amora, apresenta as coleção Cores e Mãos do Cerrado e Cores e Mãos do Sertão. A primeira, mistura a tradicional técnica artesanal em cerâmica do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com pinturas autorais da artista paulistana, que ganhou notoriedade nacional com bancos pintados à mão. Já a segunda apresenta mesas e bancos produzidos em Alagoas com pinturas que fazem referência à estética da Ilha do Ferro. 

 

De acordo com Lucas Lassen, curador das coleções, o projeto contribui para o desenvolvimento da arte popular e do artesanato brasileiro, além de ampliar a percepção das pessoas em relação ao feito à mão.“ Neste projeto, nós buscamos mostrar como diferentes linguagens artísticas são capazes de potencializar uma à outra, quando reunidas com propósito, respeito e de forma horizontal, sem sobreposição. Nas duas coleções, a técnica e o fazer artesanal continuam o mesmo, mas com ações como esta, artesãos e artistas conseguem enxergar outras possibilidades de criação”, afirma.

 

Onde: Galeria Metrópole - Av. São Luís, 187 - República | 1º andar, lojas 15 e 25

Quando: a partir de 11 de março, das 11h às 20h

 

 

2 - Estúdio Niz

 

Bruno Niz apresenta coleção minimalista - Fotos Bruno Giraldi 

 

 

Adepto à uma linguagem minimalista e contemporânea, o designer Bruno Niz, diretor criativo do Estúdio Niz, apresenta a Coleção Curvas, com móveis e objetos que se sobrepõem em camadas e terminam em acabamentos arredondados. A coleção é fruto do diálogo entre geometria, artes gráficas e mobiliário, e explora dobras e linhas sinuosas numa série que surge através da versatilidade que as curvas proporcionam às formas e aplicações.

 

“Neste trabalho, eu trouxe a leveza que as linhas curvas proporcionam para o aço, que é um metal rígido e associado à dureza, fazendo com que as peças construíssem esse contraste. De todos os ângulos que você observar, vai ser possível encontrar linhas sinuosas, em alguns momentos círculos, quase dando a sensação de que o objeto está flutuando no ambiente", afirma o designer, que estará no local para receber o público.

 

Onde: Galeria Metrópole - Av. São Luís, 187 - República | 2 º andar, loja 20

Quando: a partir de 11 de março, das 11h às 20h

 

 

3 - Boom SP Design no Copan

 

Obras do designer italiano Francesco Missoni apresentadas na Boom SP Design - Divulgação

 

O Boom SP Design, Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, promove a cultura do design e suas conexões com a arquitetura e a arte. Idealizado por Beto Cocenza, desde 2008, já faz parte do calendário nacional e traz ao Brasil o que há de mais significativo no segmento. Neste ano, o evento ocorre no Copan e tem como objetivo discutir, atualizar, explorar, pensar e repensar o design em sua melhor forma. 

 

Onde: Edifício Copan - Av. Ipiranga, 200 - República.

Quando: 11 a 19 de março, das 11h às 20h.

 

4 - Des_Apê

 

Obras de Marcelo Zochio apresentada na instalação Des_Apê - Fotos Marcelo Zochio

 

A primeira temporada do Des_Apê surgiu em 2011 em São Paulo num apartamento dentro do Edifício Bretagne, obra do construtor anarquista Artacho Jurado. Conduzido por Rita Mourão Barbosa, nasceu com a proposta de oferecer um espaço voltado a experimentações, vivências curatoriais e pesquisa independente relacionadas à produção editorial e gráfica. Suas ações continuam se desenvolvendo em itinerâncias por feiras de arte nacionais e internacionais e em diferentes apartamentos em construções emblemáticas, como no Edifício Louvre, Copan ou ainda na Galeria Metrópole, local em que funciona sua loja física. 

 

Para a sua primeira participação no DW!, o Des_Apê convidou Ana Kesselring, Marcelo Zocchio e Felipe Matsumoto, três artistas que utilizam materiais como a cerâmica e a madeira reutilizada em suas criações. No campo do design, eles desenvolvem peças lúdicas, únicas ou com pequenas tiragens. Seus trabalhos irão interagir com as de outros artistas de renome internacional do “desacervo” do Desapê, como Gaetano Pesce, Abraham Palatnik, Irmãos Campana, entre outros. As obras poderão ser vistas em dois espaços: na Galeria Metrópole e na kitnet no Edifício Copan.

 

Onde: Galeria Metrópole | Av São Luís, 187, loja 25, subsolo, (piso do jardim)

Quando: 11 a 19 de março das 11h às 20h

 

Onde: Kit no Copan - Av Ipiranga 200, Centro, São Paulo, 

Quando: 11 de março, das 17h às 20h - Abertura para convidados

 

5 - Estúdio Paulo Alves

 

Estúdio Paulo Alves foi um dos pioneiros a estimular a ocupação do centro pelos criativos - Divulgação

 

O Estúdio Paulo Alves, em parceria com a Olé Produções, realiza o Cine Centro Criativo, com séries documentais que apresentam designers brasileiros. Na série A Alma em Madeira, por exemplo, nomes como Fernando Mendes, Julia Krantz, Cláudia Moreira Salles e o próprio Paulo contam suas histórias. As sessões também terão filmes que contam a trajetória de Paulos Mendes da Rocha e Vilanova Artigas. 

 

Em parceria com a By Kamy, Paulo lança a coleção Tesouros do Brasil, que retrata espécies da nossa fauna e suas mais variadas formas e composições. As peças são feitas a partir da trama de outros tapetes que seriam descartados. A programação completa pode ser acessada aqui.

 

Onde: Galeria Zarvos | Av. São Luís, 258 - República

Quando: De 11 a 19 de março, das 11h às 20h

 

6 - Feira na Rosenbaum

 

Peças do Pedra Ateliê e Molu Design que participam da Feira na Rosenbaum - Fotos Divulgação

 

Reforçando o movimento de valorização do centro, a Feira na Rosenbaum assume o compromisso em revitalizar a Galeria Zarvos, projeto do arquiteto Júlio Neves, de 1958. Ao aproveitar a infraestrutura da galeria, a Feira ressignifica o condomínio, resgata o legado histórico, cultural e arquitetônico do empreendimento, estimula a economia criativa local e promove conexões com artistas e designers de diversos estados e regiões do Brasil.

 

Para ocupar o espaço de 500 metros quadrados, dividido em dois andares, foram selecionados trabalhos autorais assinados por 70 criativos e empresas, que apresentarão produtos de design, arte, decoração, moda, bem-estar e gastronomia, em uma potente e efetiva ação empreendedora e social voltada ao centro da cidade.

 

Durante o festival urbano, a Feira realiza uma mostra colaborativa com talentos da marcenaria nacional, em colaboração com designers têxteis. Na programação cultural, serão realizados shows, palestras e talks. 

 

Onde: Galeria Zarvos | Av. São Luís, 258 - República

Quando: De 11 a 19 de março, das 11h às 20h

 

 

 

 

 

Comentários