IMG-LOGO

Sindmóveis celebra 45 anos dedicados ao setor moveleiro

Revisado Natalia Concentino - 20 de Abril 2022 1488 Views
Sindmoveis_1.png
Registro da inauguração da primeira sede - Foto: Arquivo Sindmóveis

Fundado em 1977, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) completa 45 anos nesta quarta-feira, 20 de abril, com uma trajetória que rompe as fronteiras locais. Representando as 300 empresas do principal polo moveleiro do Brasil – composto pelos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, na Serra gaúcha – a entidade conquistou relevância nacional e se tornou importante aliada à internacionalização das indústrias. Esse status é resultado de articulação política, ações estratégicas, confiança dos associados, equipe qualificada e trabalho voluntário das 18 diretorias que já passaram pelo sindicato.

 

O atual presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, destaca que não existe zona de conforto para a entidade. “O mercado moveleiro é muito dinâmico, tanto nas questões econômicas quanto nos comportamentos e preferências dos consumidores. Por isso, há 45 anos entendemos que é preciso estar sempre em busca de insights e iniciativas que ajudem as empresas a se fortalecerem, seja com ações de qualificação, seja com projetos que ofereçam oportunidades de negócios e parcerias”, explica.

 

Vinicius Benini, presidente do Sindmóveis

O projeto mais antigo e robusto do sindicato é a Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina para lojistas e importadores, realizada em Bento Gonçalves. Inicialmente nomeada Mostra do Mobiliário, nasceu no mesmo ano em que a entidade foi fundada, com o objetivo de dar vitrine às indústrias locais. No decorrer das décadas, ganhou credibilidade e notoriedade internacional. Sua última edição, em março de 2022 em conjunto com a Fimma (feira realizada pela Movergs), recebeu mais de 30 mil visitantes profissionais vindos de 41 países. A previsão é que a Movelsul gere quase 380 milhões de reais em negócios pelos próximos meses.

 

LEIA: MV de abril destaca sucesso da união de Fimma e Movelsul

 

Pilares do Sindmóveis

 

Além da Movelsul Brasil, que é sua grande ação comercial, o Sindmóveis tem design e exportações como pilares para o crescimento sustentável do setor. Realizado pela entidade desde 1988, o Prêmio Salão Design é a premiação brasileira do design de mobiliário, sendo vitrine para consagrar profissionais e descobrir novos talentos. Em 24 edições, já teve mais de 15 mil projetos inscritos e 425 premiados. Apoia, ainda, o Raiz Project, que promove mundialmente designers de móveis brasileiros.

 

LEIA: Conheça os vencedores do Prêmio Salão Design 2022

 

Entendendo a relevância do mercado internacional como uma estratégia cada vez mais vantajosa, a entidade conta com equipe de Inteligência Comercial, Rodadas de Negócios Internacionais realizadas durante a Movelsul, qualificação para associados e o Orchestra Brasil – projeto de exportação de empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira, mantido com apoio da Apex-Brasil. A fórmula vem dando certo: em 2021, os móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves movimentaram US$ 75,1 milhões – volume mais expressivo desde 2009.

 

Quem são os diretores

 

Os diretores da atual gestão são: Alexandre Michelin (Bertolini); Cassiano De Paris (Perlare); Cleberton Ferri (Móveis Carraro); José Ferro (Grupo Unicasa); Letícia Farina (Villa Giardino Italínea); Luís Henrique Bortolini (Atual Estofados); Marlei Pena Vian (Grupo Todeschini) e Priscila Milesi Basso (Dalmóbile).

 

Conselheiros: Claudio Ramos (BRV Móveis); Edson Pelicioli (Ideias & Conceitos); Henrique Tecchio (Bentec); Marcelo Hefliger (PLAN35); Sérgio Dalla Costa (Motiva Móveis); Volnei Benini (BRV Móveis) e Rogério Francio (Pisani Plásticos).

 

Comentários