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Social-commerce: nova prática de consumo de móveis

Por Edson Rodrigues - 14 de Janeiro 2015
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Utilizar o engajamento dos usuários nas mídias sociais – Facebook, Pinterest, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outras – tornou-se a nova prática de consumo mobiliário pela internet. Mais do que obter o conhecimento dos gostos, desejos e necessidades dos consumidores, o monitoramento destas redes ajuda a gerar muitos negócios – é o chamado S-commerce, a compra e venda de produtos e serviços a partir da interação social.

Segundo o Relatório de Inteligência Setorial do Sebrae/SC, um dos nichos que está se aproveitando deste novo cenário é o setor de móveis de madeira. No mundo, o S-commerce deve movimentar cerca de U$ 30 bilhões em 2015. Isto se deve à grande influência que as redes sociais têm no comportamento dos consumidores: 92% das pessoas têm suas decisões de compra influenciadas pela recomendação de amigos, aponta estudo da plataforma de e-commerce Tray.

No caso do Brasil, 63% dos consumidores só fecham uma compra depois de consultar as redes sociais. Um bom exemplo é a forma como a rede de varejo Magazine Luiza criou um canal de vendas via Facebook, o “Magazine Você”. Segundo o diretor de vendas e marketing da rede, Frederico Trajano, esta iniciativa àqueles que apenas trocavam informações pela rede também fazer suas compras.

Para os pequenos negócios moveleiros, o S-commerce traz outras vantagens, como a possibilidade de criar um ambiente favorável aos compradores, compartilhando informações, recomendando produtos e influenciando outros consumidores. Além disso, permite ao empresário interagir com seu público de forma quase pessoal, aprofundando o relacionamento e aumentando positivamente a visibilidade da marca.

Contudo, é preciso conhecer mais profundamente o perfil destes clientes das redes sociais – que podem variar do reclamão ao casual, passando pelo entusiasta e por aqueles que só caçam promoções. Outra dica fundamental é estar atento às crises de reputação e credibilidade nas redes sociais – 84% dos internautas conectados em mídias sociais consideram a opinião de outras pessoas relevante antes de realizar uma compra.

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