IMG-LOGO

Sotaque italiano, apetite e visão globais

Por Daniela Maccio - 31 de Março 2016

Veja galeria de fotos acima

Radicado no Brasil há seis anos, o italiano Carlo Acierno Calabrò fala sobre a proposta dos móveis da marca Acierno - "Achierno", na pronúncia original. Fazer no Brasil o melhor produto do mundo é a nova missão da empresa. Escrever o livro "Economia brasileira para italianos", em parceria com o pai, o jornalista Antonio Calabrò, reforçou a certeza de Carlo de que isso é possível: a crise é passageira e basta fazer as coisas direito.

 

Com foco na produção de móveis de madeira com design de grandes autores, estética e cultura italianas de forte influência siciliana, a marca foi fundada pelo seu avô materno, Ferdinando Acierno, mas comemorou aqui os 50 anos de história. Com uma complexa conexão e diálogos entre designers da Itália, marceneiros da fábrica de Rondônia e a equipe da loja inaugurada no ano passado, em São Paulo, as peças da primeira coleção de identidade nacional chegaram em setembro à loja, situada no bairro de Pinheiros.

 

A Acierno foi premiada no Salone Del Mobile di Milano, no ano passado, onde voltará a expor em 2017, incluindo peças de designers brasileiros. As formas minimalistas do mobiliário siciliano, ressalta Carlo, resultam de séculos de convívio de diversas culturas que deram a Palermo seu ar internacional.

 

O relacionamento com alguns dos designers desse circuito exigiu dele conversas "dificílimas", já na adaptação do catálogo aos padrões nacionais. Foi preciso mudar a altura e as cores da madeira. Ele escolhe cada uma das toras que vão para a fábrica e saem de lá como móveis de madeira da floresta amazônica. Valores fortes, know-how, preços e produtos diferenciados são pontos fortes para o empresário conquistar o Brasil e o mundo: oferece preços em média 50% menores que os de móveis produzidos na Itália.

 

Os móveis ítalo-brasileiros são expostos no Brasil no espaço que ele vê como um híbrido de loja e galeria de arte. Têm as suas descrições feitas a giz sobre paredes negras, que registram, ainda, ideias sobre bem-estar, afinadas também aos outros produtos de lifestyle - estilo de vida - italiano que a loja oferece, como vinhos, chocolates, massas, têxteis, acessórios de moda e de cozinha de marcas que são referências mundiais. Com tudo isso, ele constrói o futuro mundial da sua famiglia. 

 

Com informações da DCI e Acierno

Comentários