IMG-LOGO

Para eleger as marcas TOP 20 de 2024 faltam

Dias

Horas

Minutos

Segundos
INDÚSTRIA FORNECEDOR

Tempur Sealy compra a Mattress, um negócio do sono perfeito

A Tempur Sealy está comprando a Mattress Firm, numa transação que une um dos maiores fabricantes de colchões do mundo com a principal varejista do setor nos Estados Unidos. 

 

A transação vai criar um gigante do mercado do sono com faturamento de mais de US$ 9 bilhões, 3 mil lojas físicas, 71 fábricas, quatro centros de P&D e mais de 21 mil funcionários. 

 

A Tempur Sealy está pagando US$ 4 bilhões pela Mattress, mais ou menos um ano de receita da companhia. Do total, US$ 2,7 bi serão pagos em dinheiro e o restante em ações da Tempur Sealy, avaliadas em US$ 37,32 cada.

 

A gigante dos colchões vale US$ 6,5 bilhões na Bolsa de Nova York. A transação já vinha sendo negociada entre as duas empresas desde 2021. Segundo o CEO da Tempur Sealy, Scott Thompson, a transação vai ao encontro de todas as quatro iniciativas de longo prazo da companhia: desenvolver os produtos de cama de mais alta qualidade, promover marcas com um marketing atraente, otimizar a plataforma de distribuição omnichannel, e crescer o lucro por ação. 

 

“Essa aquisição vai tornar a Tempur Sealy mais competitiva, nos colocando mais próximos dos consumidores e facilitando a inovação contínua,” o CEO disse em nota.  No ano passado, a Mattress Firm — que é controlada pela firma de private equity Steinhoff International — havia entrado com um pedido de IPO, mas desistiu depois que o mercado fechou.  

 

A expectativa das duas empresas é que a transação só seja concluída no segundo semestre do ano que vem, dado o escrutínio regulatório que deve enfrentar. Após o fechamento, as duas empresas devem continuar operando como unidades de negócio independentes. O board da Tempur Sealy passará a ter dois novos assentos para acomodar representantes da Mattres.  

 

leia: Móveis de Valor lança o melhor curso para vendedores de colchão

 

A transação vem num momento em que as vendas da Tempur Sealy esfriaram depois do boom da pandemia, quando os consumidores passaram a valorizar mais a vida doméstica e investir no conforto. No primeiro tri deste ano, as vendas da companhia caíram 2,5%, para US$ 1,21 bilhão, ligeiramente abaixo do consenso. Mas o lucro sofreu mais, caindo 35%, para US$ 85,3 milhões. O consenso era US$ 91 milhões.  

 

Fundada em 1992, a Tempur Sealy foi a pioneira na fabricação do colchão de ‘memory foam’, uma tecnologia desenvolvida pela NASA nos anos 60 que faz com que o colchão volte rapidamente à sua forma original depois que o usuário sai da cama.  

 

Mas a empresa como é hoje nasceu de uma fusão de rivais.  Até 2012, a Tempur-Pedic tinha boas margens com a venda do ‘memory foam’, até que uma concorrente, a Sealy, começou a oferecer um colchão similar e mais barato. Em 2013, as duas companhias foram dormir na mesma cama.

 

(Com informações braziljournal.com)

 

Comentários