tokstok-lojas-8.jpg

Tok&Stok faz mais ajustes e adia IPO para 2015

A Tok&Stok precisa crescer mais rápido e ter uma operação mais eficiente para que o projeto de oferta pública inicial de ações (IPO) da companhia avance como planejado. Como o desempenho está aquém do esperado, o IPO da Tok Stok ficou para 2015, de acordo com Ghislaine Dubrule, da família fundadora e presidente da maior rede de móveis e decoração do País. O fato de as condições de mercado não se mostrarem tão animadoras para uma ida à bolsa neste momento também contribui para que a empresa não tenha pressa nesse sentido.
 
Cerca de seis meses atrás, a empresária disse que a companhia, controlada pelo fundo Carlyle desde 2012, trabalhava com a hipótese de uma oferta de ações já neste ano, dentro de uma expectativa de alcançar expansão nas vendas brutas de 12% a 14% em 2013 e margem antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) na faixa de 15% a 20%. A taxa de crescimento ficou em 11% e a margem em 6% no ano passado, abaixo das estimativas, mas acima do crescimento do varejo em 2013.
 
As vendas do setor subiram 5,3% até outubro, segundo o IBGE. Na área de atuação da Tok&Stok, a alta foi de 8,9%. "Queremos 'turbinar' esse crescimento e ocupar um espaço no mercado, que já está na hora de ocuparmos, para um possível IPOem 2015. Queremos provar [ao investidor] que dá para acreditar na companhia", disse Ghislaine. Algumas metas previstas para este ano ficaram para 2015, e com uma estimativa mais agressiva para as vendas. A previsão para o próximo ano é de alta de 20% para esse número, o que pode levar a companhia, apurou o Valor, a registrar um faturamento na faixa de R$ 1,5 bilhão no ano que vem. São 39 lojas no portfólio da empresa.
 
Além disso, Ghislaine ressalta que a expansão orgânica, com abertura de lojas em regiões não exploradas pela cadeia, podem fazer o grupo dar um salto maior em vendas. Para 2014, o plano é abrir de 6 a 8 lojas, o dobro de 2013 e repetir esse patamar de inaugurações em 2015. Ao mesmo tempo, como aberturas afetam níveis de rentabilidade da operação, mudanças estão sendo implementadas na companhia. 
 
Fonte: Jornal Valor.
empresa

Tok&Stok

Agilidade e criatividade fazem parte da filosofia da empresa, que foi fundada em 1978. Design arrojado, conceitos modernos e ideias inovadoras são características da marca.

Você já conhece e segue nossas redes sociais?