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Varejista de móveis cresce 200% e inicia expansão da rede

Por Natalia Concentino - 20 de Janeiro 2021
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Já pensou abrir 12 novas lojas em um tempo recorde em meio a um cenário difícil!? Foi exatamente o que aconteceu com uma rede de lojas de móveis e eletro com matriz em Chapecó (SC), a Inova/Pontosim. Em apenas 71 dias, o grupo Inova/Pontosim abriu 12 novas unidades em algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

A projeção para os próximos 5 anos é abrir 50 novas lojas. Os investimentos ultrapassam a ordem de R$ 7 milhões de reais. Um projeto ousado para uma empresa que contava com seis lojas e um Centro de Distribuição no oeste catarinense e que há pouco mais de um ano não planejava tamanho investimento em tão pouco tempo.

 A rede, que andou na contramão da crise, cresceu 200% no ano passado. A justificativa para tanto crescimento em um período difícil está vinculada às estratégias para reinventar o negócio. O forte investimento em marketing, estrutura, expansão e o foco em um atendimento de excelência aliado ao aumento da procura por móveis novos num período em que as pessoas passaram a ficar mais em casa foram aspectos que contribuíram para impulsionar as vendas da Inova/Pontosim.

Para agregar ainda mais surgiu a oportunidade de comprar novos pontos em vários municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Com isso, foram inauguradas lojas nas cidades gaúchas de Caxias do Sul (3 unidades), Passo Fundo, Vacaria e Erechim, além das unidades catarinenses de Concórdia, Joaçaba, Rio do Sul e Lages (duas unidades).

E se engana quem pensa que os investimentos vão dar uma pausa no início de 2021. A próxima loja a abrir as portas já tem data marcada e será inaugurada no dia 28 de janeiro, em Blumenau (SC).

Hoje, além das 19 lojas, a Inova/Pontosim conta com um Centro de Distribuição com 4738,90m² metros quadrados. Atualmente, a rede possui 180 profissionais e, com a expansão, a geração de empregos deve chegar a 200 novos postos de trabalho diretos e indiretos. A mais nova conquista da empresa está relacionada ao lançamento do e-commerce

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Nascimento da rede

Antes da oportunidade que resultou no processo de expansão, os quatro jovens entre 24 e 36 anos seguiam seus negócios sem imaginar que suas vidas tomariam outro rumo. Os irmãos e sócios da rede Edson Ramos (presidente do Conselho de Administração) e Emerson Ramos (diretor de expansão) administravam suas seis lojas e o Centro de Distribuição com a preocupação de expandir os negócios apenas na região. Enquanto isso, Pablo Pastre administrava a Batiz Marketing de Resultado, focada em marketing digital, e Wagner Hammerich cuidava da área de Business Inteligente da Recon Recon Gestão Empresarial.

Mas, uma oportunidade visionária surgiu e mudou os planos do grupo. “Um dia eu e o Edson estávamos caminhando na Getúlio Vargas em Chapecó e ele me disse. Se nós conseguíssemos ter uma loja na Avenida eu estaria realizado. Fui atrás de um ponto e deu certo! Logo depois, surgiu a oportunidade de comprar outros pontos, mas a gente percebeu que sozinhos seria difícil”, conta Emerson.     

 Ele lembra que quando Emerson apresentou o projeto de 60 lojas em cinco anos a primeira coisa que veio em mente foi buscar novos sócios. “A gente entende do nosso negócio, mas precisávamos de mais conhecimento para agregar. E quem seriam essas pessoas?”, questionou Emerson. Os dois concordaram que seriam o Pablo da Batiz e o Wagner da Recon. “Hoje só tenho a agradecer a concretização desse sonho que começou comigo e hoje é nosso”, finaliza Emerson.

Nova fase

Pablo Pastre, que assumiu o cargo de diretor de mercado, não pensou duas vezes e decidiu apostar no projeto. Com o desenvolvimento de toda essa estratégia de comunicação, a Batiz hoje é uma peça fundamental no processo. Afinal, abrir 12 lojas em 71 dias é um grande desafio. Com um posicionamento remodelado e focado na construção de uma marca nacional, as novas unidades, denominadas Pontosim, contam com o slogan "Diga sim para o seu sonho".

O diretor de Operações da rede, Wagner Hammerich, observa que os investimentos foram muito bem planejados. “A gente saiu de seis lojas para 18 em pouquíssimo tempo e tudo ocorreu conforme o previsto. Vejo o futuro da Pontosim como uma empresa organizada, capaz de gerar resultados para os acionistas e colaboradores de forma sustentável”.

Pablo lembra que Caxias do Sul foi onde a história da nova fase da rede começou. “O legal é que no decorrer do projeto a gente identificou mais alguns pontos para abrir e entendeu que a cidade era estratégica por questões logísticas e aí decidimos abrir mais duas lojas lá. Conseguimos atingir esses objetivos e foi gratificante triplicar o tamanho da empresa em tão pouco tempo. Sempre falamos que nós, enquanto sócios, temos um par de tênis nos pés, um sonho na cabeça e Deus no coração”, conclui. 

Para Edson Ramos, o negócio está pautado na simplicidade de atender bem os clientes e cuidar bem das pessoas. “Nosso objetivo foi replicar este modelo, inicialmente, pelo Sul do País de forma sustentável ambientalmente, socialmente e economicamente. Sempre quis que as lojas mantivessem esse DNA Inova de oferecer uma experiência maravilhosa ao cliente, que a gente conseguisse ter o melhor atendimento do mundo”.

 

 

 

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