IMG-LOGO

Varejistas de móveis e eletro se destacam no Ranking IBEVAR

Por Natalia Concentino - 22 de Agosto 2019
Lu_Trajano_Ranking_Ibevar2.png
Varejistas de móveis e eletro se destacam no Ranking IBEVAR

O Ranking 2019 IBEVAR FIA premiou na terça-feira (20) as empresas mais representativas do varejo nacional em uma cerimônia realizada no Teatro CIEE, em São Paulo (SP). Entre as varejistas que se destacaram estão duas gigantes dos móveis e eletrodomésticos, Casas Bahia e Magazine Luiza. O ranking é elaborado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a FIA, o estudo destaca as 120 maiores empresas em três vertentes diferentes, Faturamento, Eficiência e Imagem.

O Ranking de Imagem é responsável por eleger as “mais admiradas” do mercado, com base na opinião dos consumidores nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. Nesse quesito, O Boticário foi eleita a marca mais admirada pelo segundo ano consecutivo, seguida de Casas Bahia, Lojas Americanas e Renner.

No Ranking de Eficiência, que considera fatores como o número de colaboradores, número e formato de lojas (dados disponíveis para todas as empresas), dentre as mais eficientes foram eleitos nomes como McDonald’s, Cacau Show, Leroy Merlin, Kalunga, Raia Drogasil, Magazine Luiza e Makro, em suas respectivas categorias.

Já no Ranking de Faturamento, o Carrefour levou o primeiro lugar, com receita de R$ 56,3 bilhões em 2018, seguido por Grupo Pão de Açúcar (R$ 53,6 bilhões), Via Varejo (R$ 30,5 bilhões) e Walmart (R$ 23 bilhões).

De acordo com o ranking, as 120 maiores empresas do varejo faturam juntas R$ 345 bilhões, o que corresponde a 29,5% do PIB brasileiro. Dessas, 100 empresas detêm 27% das vendas no varejo. Dentre as categorias avaliadas no mercado, se destacam Hiper & Supermercados, Bebidas e Fumo, com 33,8%, seguido por Veículos, Motos, Partes e Peças, 25,9%, e Tecidos, Vestuário e Calçados, com 9,5%.

 

Confira as mais bem colocadas nos rankings:

FATURAMENTO

Carrefour (R$ 56,3 bilhões)
Grupo Pão de Açúcar (R$ 53,6 bilhões)
Via Varejo (R$ 30,5 bilhões)
Walmart (R$ 23 bilhões)
Lojas Americanas (R$ 20,8 bilhões)
Magazine Luiza (R$ 18,8 bilhões)
Raia Drogasil (R$ 15,5 bilhões)
Renner (R$ 9,7 bilhões)
Drogarias DPSP (R$ 9 bilhões)
Grupo Guararapes (R$ 8,2 bilhões)

 

EFICIÊNCIA

Empresas que alcançaram 100 pontos de eficiência:
Carrefour, Makro, Zaffari, Mambo, Atakarejo, Formosa, Koch (Hiper e Supermercados)
Via Varejo, Magazine Luiza, Fast Shop, Fujioka, Tok&Stok (Eletroeletrônicos e Móveis)
Renner, Guararapes, Havan, Inditex, Lojas Avenida (Moda e Esporte)
Raia Drogasil, Araújo, Onofre (Drogaria e Perfumaria)
McDonald’s, IMC (Fast Food e Restaurante)
Leroy Merlin, Cassol (Material de construção)
Cacau Show, Kalunga, Saraiva, Oxylane (Especializadas e outras)


IMAGEM

Mais admirada do Brasil: O Boticário

Mais admiradas por segmento:
Carrefour (Hiper e Supermercados)
Assaí (Atacadistas)
O Boticário (Beleza e cuidado pessoal)
Cacau Show (Alimentos)
Magazine Luiza (Eletroeletrônicos)
Tok & Stok (Artigos para o lar)
Panvel (Drogarias)
Leroy Merlin (Material de construção)
Centauro (Esporte)
Saraiva (Livrarias)
Submarino (Eletrônicos)
Rihappy (Brinquedos)
C&A (Moda)
Petz (Pet)
Lojas Americanas (Lojas de departamento)
McDonald’s (Fast food)
Vivara (Especializados)

Comentários