IMG-LOGO

Varejistas devem focar em gestão qualificada

Por Daniela Maccio - 15 de Junho 2015
IPI_para_moveis.jpg

Dados do Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV) apontam que o fluxo de pessoas de janeiro a maio de 2015 no varejo teve queda de 6,9%. De acordo com o consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, André Miotto, apesar de o segmento varejista estar ciente da necessidade e importância de haver uma gestão qualificada para assegurar e certificar maior competitividade no mercado, apenas uma pequena parte das empresas varejistas brasileiras se preocupa com o assunto.

 

“Os empresários muitas vezes entendem que irão perder tempo capacitando e implantando ferramentas e processos. Pensam que com isso não conseguirão dar atenção ao negócio no tempo certo, aos processos rotineiros e nem aos clientes no ponto de venda. É preciso conscientizar as lideranças do quão efetiva e lucrativa é a capacitação da gestão, de profissionais, das informações e dos processos de negócio, que irão gerar aumento e ganho de produtividade e eficiência para a empresa e para o mercado atuante", explica Miotto.

 

Confira as oportunidades e soluções apontadas por Miotto no setor de varejo:

1. Estoques mal planejados e inadequados ao mercado atual. O empresário precisa estar atento e saber que hoje o papel das empresas varejistas não é apenas realizar a transição de mercadorias, mas sim possuir a missão de apresentar soluções que levem em consideração as expectativas de seus clientes e do mercado atuante, gerando assim modernidade e eficiência no atendimento. É preciso ter produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado e sejam rentáveis no estoque.

 

2. Fatores humanos. Na maioria das empresas do segmento varejista, os profissionais tendem a não ter o foco em solucionar o problema e corresponder à expectativa do consumidor. É preciso envolver e comprometer todos os profissionais, independentemente da área em que estejam, ao ponto que eles se sintam parte da empresa, do problema, da solução e dos resultados ao cliente, mercado e acionista. 

Comentários