IMG-LOGO

Venda de móveis recuou 7,8% em junho deste ano

Por Edson Rodrigues - 14 de Agosto 2013
grafico_queda.jpg
grafico_queda
Pesquisa mensal de vendas do comércio varejista divulgada pelo IBGE no dia 14 de agosto indicou que o setor de móveis e eletros avançou 1,8% em junho, em comparação ao mês imediatamente anterior. É a primeira vez que a pesquisa do IBGE é feita analisando móveis e eletrodomésticos também separadamente e os dados indicaram números bem divergentes entre os dois setores. No caso dos móveis, a queda foi de 7,8% em junho deste ano, comparando com o mesmo mês do ano anterior. Já os eletros apresentaram alta de 9%, na mesma base de comparação. 

No acumulado do ano (janeiro-junho), o setor de móveis e eletros apresentou alta de 3,8%, no entanto nas análises feitas separadamente pelo IBGE, móveis tiveram recuo de 4,1%, enquanto eletros aumentaram 7,5%. Nos últimos doze meses, móveis e eletros mostraram aumento de 7,2% e quando analisados separadamente, o setor de móveis cresceu 2,6% e o setor de eletros 8,8%, na mesma base de comparação.

Entre as dez atividades pesquisadas, seis obtiveram resultados positivos na comparação mensal, com o setor de móveis e eletros no topo das comparações, último mês com redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca e móveis, antes da recomposição parcial do imposto no período de julho e setembro.

O IBGE não analisou móveis e eletros separadamente na comparação mensal.

Comentários