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Venda no e-commerce cai forte em outubro, mas móveis sobem 36%

Por Natalia Concentino - 26 de Novembro 2021
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Uma pesquisa realizada pela Mastercard SpendingPulse revelou que o e-commerce brasileiro cresceu 39,4% em outubro, em comparação ao período pré-pandêmico em outubro de 2019. Porém, os dados revelam também que houve uma redução em outubro em relação ao comparativo ano a ano de -24,9%, em comparação com o forte crescimento do setor experimentado em outubro de 2020. O estudo mede as vendas na loja e no varejo online em todas as formas de pagamento.

De acordo com a Mastercard, os resultados são reflexo da volta gradual às antigas rotinas por parte dos consumidores, com menos restrições de circulação e de comércio. Tudo isso influencia diretamente no e-commerce, que viveu seu ápice durante os momentos de isolamento social na pandemia.

A empresa destaca que é necessário relativizar os números e considerar o período pré-pandemia para que os números do e-commerce não sejam mal interpretados. Levando em conta os números antes das restrições de locomoção, é possível entender melhor as novas preferências de consumo dos brasileiros, defende a Mastercard.

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Venda de móveis em crescimento

O setor de Móveis foi um dos que conseguiu um desempenho bastante positivo no período analisado pela pesquisa, com suas vendas crescendo 36,4%. Os outros destaques são os setores de Hobby & Livros (82,9%) e Eletrônicos (78,2%). As três categorias foram as que mostraram crescimento mais significativo do e-commerce no Brasil, na comparação com o mesmo mês em 2019.

Já as vendas totais no varejo cresceram 23,6% na comparação com o período pré-pandemia.

A Mastercard considera que as vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), Extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

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