IMG-LOGO

Vendas de móveis tem forte alta em janeiro

Por Edson Rodrigues - 13 de Março 2014
Gráfico - crescimento.jpg
Gráfico - crescimento
De acordo com dados do IBGE, em janeiro, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,4% e a receita nominal, 0,9% em relação a dezembro. Na série de volume, o resultado volta a ser positivo, depois da interrupção no crescimento apresentada em dezembro (-0,2%). Já a receita nominal segue evoluindo positivamente desde junho de 2012. As médias móveis do volume e da receita cresceram 0,2% e 0,8%, respectivamente.

Nas comparações sem ajuste sazonal, o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 6,2% sobre janeiro do ano anterior e de 4,3% no acumulado dos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 12,5% e de 11,9%, respectivamente.

O setor de móveis começou o ano muito bem. Na comparação com janeiro de 2013, a alta no volume de vendas chegou a 4,5% enquanto a receita de vendas alcançou 12,6%.

Por estados, o melhor resultado veio do Espírito Santo com elevação de 23,5% no volume de vendas e de 29,1% na receita nominal de vendas. O pior resultado em janeiro foi do Distrito Federal com queda de -13,2% no volume e de -6,7% na receita de vendas.

Comentários