IMG-LOGO

Vendas do varejo sobem 2,1% em janeiro

Por Edson Rodrigues - 13 de Fevereiro 2015
varejo-cnc.jpg
varejo-cnc
As vendas reais do comércio varejista brasileiro cresceram 2,1% em janeiro sobre um ano antes, segundo o índice ICVA da Cielo, ecoando a clara desaceleração pela qual passa o setor. No mesmo mês de 2014, o crescimento por igual parâmetro havia sido de 8,8%. Em faturamento nominal, a alta das vendas em janeiro deste ano foi de 8,9%, contra 15,9% em janeiro do ano passado.

"Os números mostram que o varejo brasileiro começou 2015 no mesmo ritmo de crescimento registrado no fim de 2014: abaixo do patamar registrado no início daquele ano", afirmou a Cielo. Na véspera, o IBGE divulgou que as vendas do varejo em dezembro tiveram o pior avanço em 11 anos, tendo como pano de fundo um cenário com desaceleração econômica, juros mais altos e consumidores mais reticentes.

Em termos regionais, Gabriel Mariotto, gerente de inteligência da Cielo, apontou que a região Norte apresentou uma alta real de 4,0% de vendas em janeiro ante janeiro de 2014. As regiões Nordeste e Centro-Oeste exibiram elevações próximas, de 3,4% e de 3,1%, respectivamente. Coube à região Sul um avanço deflacionado de 2,7% no primeiro mês do ano. E a região Sudeste mostrou um incremento de 1% no período.

Comentários