IMG-LOGO

Via Varejo busca expansão no RS com Ponto Frio

Por Edson Rodrigues - 14 de Julho 2014
ponto-frio.jpg
ponto-frio
A Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, abriu, este ano, quatro unidades no Sul e quatro no Nordeste. Esta expansão para a região Sul vai na contramão de concorrentes que centram foco apenas no Nordeste. A meta é avançar a participação da rede em um mercado com clientes fiéis a varejistas regionais.

A Via Varejo tem 27% de participação nacional no mercado em que atua. Mas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste esse percentual é menor: está abaixo da média nacional. A rede não divulga os dados detalhados.

"O Sul é uma praça muito concorrida", diz Jorge Herzog, diretor da Via Varejo, ao se referir a varejistas como a Colombo, que atua na região desde 1959 e hoje tem 262 lojas (RS, SC e PR), e a Salfer, que abriu as portas em 1958 em Santa Catarina e hoje faz parte da Máquina de Vendas (fusão de Ricardo Eletro e Insinuante).

Segundo o executivo, a rede não "abandonou" o Nordeste. Até 2016, a meta é abrir 210 lojas no País, das quais 48 naquela região. As unidades da Casas Bahia chegaram ao Rio Grande do Sul em 2004 e fecharam todas as lojas no Estado cinco anos depois.

Além da resistência de consumidores locais à marca, a rede cometeu erros de estratégia. Abriu lojas enormes com muitos funcionários. No Estado (RS), existem 25 unidades da Ponto Frio.

Comentários