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Via Varejo leva mini hubs para lojas físicas

Por Jeniffer Oliveira - 10 de Maio 2018
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Fazer uma compra online e poucas horas depois do pagamento já receber o produto em casa. O que parecia algo distante da realidade do e-commerce brasileiro, começa a ser aplicado pelos sites da Casas Bahia e do Pontofrio, administrados pela Via Varejo. A rede está colocando isso em prática com a instalação de “mini hubs” (pequenos centros de distribuição) dentro das lojas físicas. Com as novas estruturas, os clientes passam a ter uma redução média de aproximadamente 80% no prazo de entrega. Grandes centros comerciais, como São Paulo e Rio de Janeiro, reduzirão o prazo médio de dois dias para até 24 horas.

 

“Oferecer a oportunidade para o consumidor receber seu pedido em algumas horas é uma melhoria emblemática, que reflete o nosso esforço em garantir uma experiência de compras diferenciada aos nossos clientes. Dessa forma, vamos atendê-los com cada vez mais rapidez e excelência, assim como com alto nível de qualidade em serviço”, afirma o diretor executivo de Logística da Via Varejo, Marcelo Lopes.

 

Cinco “mini hubs” já estão funcionando em Mauá (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Teresina (PI) e Cuiabá (MT). Até o início do segundo semestre, o sistema será ampliado para 70 lojas Casas Bahia e Pontofrio. A maioria dos produtos são itens leves, como celulares e eletroportáteis.

 

Com os “mini hubs”, as áreas de Back Office das lojas serão integradas com o sistema logístico. “Assim, será possível acompanhar o estoque de cada um dos pontos selecionados, de maneira semelhante ao que já é feito com os 26 centros de distribuição da companhia”, explica Lopes.

 

A estrutura também incrementa às unidades físicas reforço na segurança do estoque e estrutura para melhor organização dos itens. Apesar da nova configuração, as lojas selecionadas não sofrerão nenhuma mudança no atendimento aos clientes, que poderão continuar sua experiência de compra normalmente. “Os ‘mini hubs’ também nos darão suporte para continuar oferecendo o Retira Rápido”, complementa Lopes.

 

Funcionamento do Sistema

 

Os estoques, hoje concentrados nos CDs, serão ampliados para os “mini hubs”, aproveitando as cargas de abastecimento das lojas. Uma vez estocado nos pontos de “hub”, o transporte dos itens às casas dos clientes poderá ser feito por meios de entregas além dos habituais caminhões, como vans, carros, motos e até bicicletas. O modo de entrega será selecionado de acordo com as características viárias e de consumo de cada região, garantindo mais agilidade no deslocamento nas grandes cidades.

 

Ativo para Fullcommerce

 

Segundo Marcelo Lopes, o “mini hub” também traz a possibilidade de utilizar espaços dos CD’s para complementar a estratégia de “Fullcommerce” do grupo, que oferece soluções para lojistas interessados em terceirizar suas atividades no varejo online. “Os Mini hubs também vão nos permitir avançar no suporte às empresas e na administração da distribuição dos produtos comercializados pelo nosso marketplace, dando aos nossos sellers vantagens competitivas importantes”, afirma Lopes, se referindo a possibilidade de oferecer aos parceiros serviços logísticos como Atendimento ao Cliente e Gestão do E-commerce.

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