box.jpg

Abicol certifica fornecedores de base/box visando mais qualidade

O ano de 2022 começou com uma nova certificação que garante ainda mais a qualidade aos colchões: o Selo Fornecedor Qualificado da Abicol. Esse novo certificado oferece aos clientes a garantia de que os sistemas e processos de fabricação de bases para box foram submetidos à análise técnica e especializada (auditoria externa) e tiveram pontuação satisfatória nos quesitos: registros e certidões; sistema de gestão da qualidade e de boas práticas de fabricação, além de laudos referentes aos ensaios de durabilidade e de fixações das estruturas das bases.

A Abicol criou esse Selo de Fornecedores de base/box visando padronizar a qualidade de todas as bases de colchões produzidas no Brasil. “Nós já havíamos constituído o Selo de Qualidade dos colchões e esse selo colocou os colchões em outro patamar no Brasil, elevando a qualidade. Esse mesmo objetivo a Abicol quer reproduzir nas bases”, conta a responsável pelo programa de certificação de base/box, Lilian Crhistofoletti.

LEIA: O QUE VEM POR AÍ NO MERCADO DE COLCHÕES?

Segundo ela, que também é vice-presidente Abicol da região Sudeste, cerca de 11% das reclamações dos consumidores de colchões vêm de problemas que tiveram como causa principal as bases que danificaram o produto. Por esse motivo é imprescindível começar a aplicar programas que garantam a qualidade desse importante componente. “Essa é a beleza do Selo de Base Abicol, ele busca diferenciar quem faz com qualidade. Ele traz ganhos para o fabricante, para o lojista e para o consumidor. O lojista quando vende um colchão com a base qualificada está vendendo um produto com uma garantia muito maior, o vendedor faz uma venda muito mais consciente e assertiva, porque ele sabe que quando esse cliente voltar à loja será para uma recompra e não para uma reclamação. E o consumidor também ganha obtendo mais segurança na hora da compra, podendo obter informações sobre a origem da empresa e seus processos de produção”, explica Lilian.

Para os fabricantes, também há muitos benefícios em conseguir essa certificação. Afinal, ele passa a ter um diferencial no seu trabalho, mostrando para o mercado que se preocupa com a qualidade, que ele submeteu seu produto a testes com a dinâmica correta, que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade como um todo. “Essa é a importância do selo, conseguir destacar e priorizar a qualidade em todos os pontos para uma venda mais assertiva e um cliente final muito mais satisfeito”, reforça a responsável pelo selo.

LEIA: POTENCIAL DO MERCADO DE COLCHÕES SUPERA R$ 12 BI EM 2022

A nova certificação tem a duração de um ano e é colocada no produto através de um QR-Code, permitindo que o consumidor consiga acessar o selo e obter informações sobre o fabricante e sobre os pré-requisitos que garantiram a ele essa certificação.

Selo Fornecedor Qualificado da Abicol

As exigências avaliadas pela Abicol na hora de oferecer o Selo Fornecedor Qualificado vão desde boas práticas no mercado, até o uso de madeira reflorestada, a prevenção do trabalho infantil, a preocupação na produção das bases, na compra dos produtos e na contratação dos funcionários. “A empresa tem de demonstrar que produz de forma correta o produto final”, conta Lilian.

Para facilitar na conquista do selo, o site da Abicol está disponibilizando uma aba na qual os fornecedores podem fazer uma avaliação sigilosa e gratuita para descobrir em qual categoria se encaixariam ao solicitar a certificação. Sendo elas: categoria A (avançado), categoria B (desenvolvido), categoria C (em desenvolvimento) e categoria D (necessita de melhorias). “Essa é uma maneira da empresa saber o que ela precisa melhorar para receber o selo. Isso é bom para todos os fabricantes e fornecedores, pois eles conseguem fazer uma autoanálise e verificar em quais pontos a empresa está bem e em quais ainda precisa melhorar”, explica Lilian, acrescentando que quando a empresa perceber que está apta, basta acionar a Abicol para que seja feita uma auditoria e seja oficializada a certificação. O certificado e o selo são concedidos por mérito, portanto, não são comercializados. As empresas interessadas não pagam para obtê-los. Também não há necessidade de as empresas serem associadas à Abicol.

LEIA: VENCE QUEM SE ATUALIZA, VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA 2022?

Campanha ao consumidor

No início de fevereiro a Abicol vai fazer uma campanha nacional na televisão, no rádio e na internet para falar sobre a importância do selo para diferenciar os produtos qualificados existentes no mercado. Para Lilian, essa campanha vai reforçar ainda mais a credibilidade das empresas que receberem o selo. “Lojistas prestigiem o selo Abicol, prestigiem o colchão e a base selada porque com eles você está comprando um belo produto e não um problema”, conclui Lilian.

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato

Você já conhece e segue nossas redes sociais?