IMG-LOGO

Cadeira de plástico pode ser revendida a fabricante após uso

Por Natalia Concentino - 04 de Novembro 2021
cadeira_reciclavel3.jpg

Já pensou em comprar uma cadeira e depois poder revendê-la ao próprio fabricante? Pois é, uma marca holandesa desenvolveu uma cadeira de plástico reciclado com a promessa de que os clientes poderão devolvê-la após um uso prolongado e receberem um reembolso parcial.

A cadeira custa 20 euros, ou cerca de R$ 130,00 na cotação atual, e é feita com plástico reciclado de redes de pesca, escovas de dente, componentes de cadeiras de escritório e outros resíduos industriais. Tudo isso foi pensado para causar o menor impacto possível na natureza.

A Circuform, responsável pela criação da cadeira, deve consertá-las e reutilizá-las após a devolução ou, até mesmo, serem recicladas para a produção de novas. "É uma cadeira que basicamente durará uma vida inteira, mas a realidade é que nossa sociedade não funciona assim. Às vezes as pessoas só precisam dela por seis meses", disse a criadora, Ineke Hans, ao site "Dezeen".

Ineke Hans desenvolveu o modelo da cadeira ainda em 2010, com o nome de Ahrend 380, mas ela acreditava que o design ainda precisava ser melhorado, por isso a versão definitiva só foi lançada agora.

leia: TENREIRO É RELEMBRADO EM SIGNIFICATIVA EXPOSIÇÃO DA CASA ZALSZUPIN

O plástico utilizado como matéria-prima para cadeira é o PA6, um material reciclado que corresponde a um termoplástico à base de náilon que oferece boa durabilidade e é fácil de obter, por ser amplamente utilizado.

A cadeira é produzida em duas partes: o assento e as pernas são feitos por inteiro, já o encosto é encaixado depois e ela oferece a possibilidade de incluir apoios de braço. A ideia da marca holandesa é que a cadeira possa ser usada por pessoas de diferentes tipos físicos.

A empresa montou uma série de estações de depósito em toda a Holanda, para tornar o processo de devolução de cadeiras velhas simples para os clientes.

Comentários