Entrega-rapida.jpg

“Entrega mais rápida do Brasil”? Conar duvida de 3 varejistas

As varejistas Magazine Luiza, Americanas e Mercado Livre terão de alterar anúncios que alegam realizar a “entrega mais rápida do Brasil”. O pedido é do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), informou o blog do Lauro Jardim, do Globo.

O Conar confirma que o código de ética do órgão prevê que peças publicitárias precisam de embasamento para sustentar uma alegação de superioridade em suas campanhas, por meio de pesquisa de um instituto considerado idôneo pelo Conselho de Ética da organização.

Nos três processos, as varejistas apresentaram pesquisas ao Conar para justificar a afirmação de entrega mais rápida do país, mas a relatora pediu que os três anúncios fossem alterados por considerar necessário que as alegações sejam explicadas com mais detalhes. Para o órgão, as empresas precisam fornecer ao consumidor fácil acesso aos dados da pesquisa por meio dos anúncios, a fim de que possa comprovar a veracidade e honestidade da informação.

Em nota, o Magalu informou que a decisão do Conar é clara ao permitir que a empresa continue a utilizar a expressão “Entrega Mais Rápida do Brasil”, devendo apenas incluir determinadas informações sobre a metodologia empregada na pesquisa que comprova o fato. “O Magalu já trabalha com uma pesquisa robusta, que confirma eficiência e agilidade nas entregas. Assim sendo, será necessário apenas atualizar as informações de metodologia do claim”, diz o comunicado.

leia: VIA FAZ PARCERIA E DEVE AGREGAR 500 MIL PRODUTOS INTERNACIONAIS

A Americanas S.A. informa que o debate no Conar envolve a campanha veiculada na Black Friday de 2020. Durante o procedimento, o órgão reconheceu que a Americanas oferecia a modalidade mais rápida de entrega em produtos e locais elegíveis. A empresa disse que segue aprimorando a integração entre plataformas física, digital e logística e conta com diferentes modalidades de entrega rápida, como a entrega em até 3h em diversas cidades, incluindo todas as capitais do Brasil.

“Atualmente, muitos pedidos já são entregues em menos de 1h. A prioridade para 2021 é o desenvolvimento do modelo Ultra telFast Delivery (entrega em poucos minutos) com a expertise e tecnologia da Shipp, startup de delivery on demand adquirida em abril deste ano, e a plataforma proprietária de crowdshipping, a Ame Flash. A plataforma já conta com uma base de 25 mil entregadores de moto, bicicleta e outros modais, e superou a marca de 700 cidades atendidas.”, finaliza.

Na semana passada, o Magazine Luiza ganhou no Conar o direito de dizer q ue tem a entrega mais rápida. O órgão finalizou um caso iniciado pelo Mercado Livre, em que a empresa entrou com pedido de liminar contra a campanha do Magalu, alegando irregularidade da promessa de superioridade relativa ao tempo de entrega dos produtos, apregoando ser “a entrega mais rápida” de forma genérica.

leia: LUIZA OBTÉM AUTORIZAÇÕES DO CADE E BC PARA COMPRA DE FINTECH

Depois da apresentação de documentos e pesquisas, que incluem a performance de outros concorrentes, o Conar autorizou o Magalu afirmar que tem “a entrega mais rápida do Brasil”. O Magazine Luiza havia anunciado a entrega em até uma hora em 11 cidades brasileiras: Aracaju; Belém; Campina Grande (PB); Fortaleza; João Pessoa; Maceió; Recife; Ribeirão Preto (SP); São Paulo; Salvador; e Teresina.

O Mercado Livre informou que recorreria da decisão, que permitiu ao Magazine Luiza adotar o claim “entrega mais rápida do Brasil”. A empresa reforçou que, em 30 de junho, a companhia recebeu decisão favorável, e contra o Magazine Luiza, em outro processo movido pelo concorrente junto ao Conar.

A decisão permite ao Mercado Livre continuar a adotar o claim “entrega mais rápida do Brasil”, desde que inclua um disclaimer que delimite com clareza e veracidade os parâmetros utilizados para afirmar tal liderança. “Isso significa mencionar os critérios do estudo independente realizado pelo instituto OnYou, a pedido do Mercado Livre. Esse estudo considera compras reais, feitas nos principais marketplaces e em diversas capitais e cidades do interior de todas as regiões do país. Conforme consta neste processo, o estudo comprova que, dentre os prazos de entrega de todos os marketplaces pesquisados, o Mercado Livre tem a entrega mais rápida do Brasil.”

(Com informações IstoÉ Dinheiro)

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato

Você já conhece e segue nossas redes sociais?