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Inflação e sustentabilidade mudam comportamento do consumidor

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Imagem: Freepik

A inflação está influenciando o comportamento dos consumidores, que estão propensos a negociar preços, solicitar descontos e avaliar as condições de pagamento. A substituição de marcas conhecidas por similares e mais acessíveis também faz parte das estratégias para driblar os impactos da economia atual.

 

As informações fazem parte da pesquisa KPMG Consumer Pulse Survey, realizada pela KPMG, que entrevistou mil pessoas dos Estados Unidos. O estudo busca compreender como os padrões de consumo estão mudando.

 

“O comportamento dos consumidores será moldado este ano por condições econômicas, especialmente a inflação”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

 

A pesquisa evidencia que as compras em supermercados estão em alta, com consumidores dispostos a gastar um acréscimo de 15% em 2023, sendo 75% dessas compras realizadas em lojas físicas. Comparar preços e visitar diversos estabelecimentos em busca das melhores ofertas é uma estratégia destacada por 36% dos entrevistados.

 

O estudo ressalta que a abordagem ESG teve um crescimento significativo, com mais de 35% dos consumidores declarando que a sustentabilidade ambiental é importante ao decidir onde comprar, enquanto um em cada três afirma que o compromisso social da empresa é essencial.

 

“A tendência de diminuir gastos não pode ser confundida com uma suspensão do consumo, pois viagens, eventos e serviços devem continuar em alta”, comenta Gambôa.

 

leia: Intenção de compra avança entre consumidores de menor renda

 

Meios de pagamento

 

O estudo também aponta que os clientes demonstram confiança nos pagamentos digitais realizados por meio do celular. Embora o uso de cartões ou dinheiro seja o preferido dos consumidores, cerca de 45% dos entrevistados afirmam que o pagamento pelo smartphone é a opção mais utilizada ao realizar compras.

 

(Com informações Mercado&Consumo)

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