Intenção de compra avança entre consumidores de menor renda
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 2,4% em maio, descontados os efeitos sazonais, mantendo a tendência de alta, de acordo com pesquisa feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Com crescimento de todos os indicadores nas comparações mensal e anual, a inflação caindo mais do que o esperado tem deixado os consumidores mais dispostos a consumir.
Além disso, o mercado de trabalho segue apontando alta das contratações formais, mesmo que em menor intensidade.
Embora mais otimistas, o endividamento dos consumidores em nível elevado e os juros altos limitam os efeitos benéficos da maior renda disponível ao consumo.
O nível de consumo atual teve a maior alta em maio (+3,4%), com a combinação de inflação mais baixa e emprego mais favorável, embora o indicador esteja na zona negativa (81,5 pontos). Os consumidores também apontaram maior intenção de consumo de produtos duráveis, mas a alta tem relação com a base de comparação muito baixa.
A maior intenção de compra entre os mais pobres está relacionada à melhora da avaliação da renda por esse grupo.
Tanto no mês quanto no ano, a percepção de que o dinheiro está comprando mais cresceu em maior intensidade entre os consumidores de rendas média e baixa (3,1% e 31,2%, respectivamente).
Além disso, o consumidor de baixa renda está mais seguro no emprego, o que tem levado à maior satisfação no trabalho por esse grupo.
(Com informações CNC)
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