IMG-LOGO

MadeiraMadeira entra no mercado da montagem de móveis

madeiramadeira.png
A ideia da MadeiraMadeira é mudar o cenário da montagem de móveis oferecendo tecnologia

A MadeiraMadeira deu mais um passo para se tornar um ecossistema de soluções para casa e decoração. A companhia acaba de anunciar a aquisição da IguanaFix, uma plataforma de tecnologia de serviços para casa, com foco em montagem de móveis. “A IguanaFix vai nos permitir estar mais presentes na jornada do cliente e oferecer a ele uma solução mais completa”, diz Carlos Eduardo Baron, CFO da MadeiraMadeira.

 

A avaliação da MadeiraMadeira é de que a montagem de móveis ainda é um serviço oferecido sem uso de tecnologia e sem escalabilidade, muitas vezes com base na indicação de conhecidos. A ideia é mudar esse cenário, com uma tecnologia que conecta clientes e prestadores de serviço, desenhada com foco em trazer agilidade e garantir o controle de qualidade do serviço.

 

Fundada na Argentina em 2013 e com operações no México e no Brasil, a IguanaFix faz intermediação, agendamento e acompanhamento de serviços em geral para casa. A startup tem 20 mil profissionais cadastrados e realiza mais de 40 mil atendimentos por mês.

 

Para a MadeiraMadeira, um ponto relevante ao avaliar a aquisição foi o fato de a IguanaFix ter desenvolvido uma tecnologia própria, com processos automatizados e escaláveis para a realização de agendamentos e avaliação da qualidade do serviço, inclusive com fotos. “Consideramos a possibilidade de desenvolver uma solução internamente, mas levaríamos muito tempo para chegar a uma tecnologia nesse patamar”, diz Baron.

 

Antes da aquisição, a MadeiraMadeira testou o serviço da startup durante três meses, em 12 lojas em São Paulo. O teste levou a cerca de mil montagens realizadas com aumento significativo do ticket médio das lojas.

 

LEIA: MadeiraMadeira investe R$ 100 mi em CT de Móveis e 110 novas lojas

 

Aquisições com critério

 

Essa é a segunda aquisição da MadeiraMadeira desde o início do ano passado, quando recebeu aporte de 190 milhões de dólares e entrou para o seleto grupo de unicórnios, como são chamadas as empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. Em junho de 2021, ela comprou a Itrack, startup de softwares de rastreamento e roteirização de entregas.

 

A MadeiraMadeira considera outras aquisições, mas esse não é o centro da sua estratégia para crescer. “Nosso negócio vem crescendo muito e estamos ganhando market share organicamente”, diz o executivo. O foco de novas transações será em trazer novos serviços, agregar tecnologia ou ampliar a atuação em segmentos em que a MadeiraMadeira ainda tem pouca relevância.

 

A MadeiraMadeira tem crescido cerca de 60% ao ano nos últimos oito anos. E continua crescendo em 2022, mesmo com um cenário macroeconômico desafiador, por conta da inflação, diz o executivo. O modelo de negócio da MadeiraMadeira não trabalha com estoque próprio e atua somente com shipping, modelo em que o lojista atua como intermediário das vendas pela internet, com base no estoque dos fornecedores, sem precisar manter os produtos. Isso faz com que a empresa tenha uma operação mais leve e com menos necessidade de capital.

 

(Com informações Exame)

Comentários