IMG-LOGO

Móveis e eletros apresentam retração no comércio em outubro

Por Natalia Concentino - 27 de Novembro 2020
loja_de_moveis123.jpg

O movimento do comércio recuou em outubro, de acordo com levantamento realizado pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil registrou uma queda de 0,3% em outubro na comparação mensal dessazonalizada.

Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 6,1%.

No acumulado do ano a queda é de 7,9% contra o mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo caiu 8,4%.

Dentro dos setores considerados pela pesquisa, o segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou retração de 2,2% em outubro, descontados os efeitos sazonais. Já nos dados sem ajuste sazonal, o segmento intensificou seu ritmo de queda na análise acumulada em 12 meses, registrando variação de -17,5%.

leia: VENDA DE MÓVEIS DEVE CRESCER AINDA MAIS NA BLACK FRIDAY

O resultado negativo do indicador vem após cinco meses de alta. De acordo com a Boa Vista, podem ter contribuído para o resultado negativo do levantamento a desaceleração no ritmo de recuperação observado desde maio com os estímulos e as medidas de combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A análise é de que a tendência de queda na curva de longo prazo do indicador seja revertida apenas no ano que vem, com a retomada mais clara da atividade econômica impulsionada pela chegada já esperada de uma vacina eficaz no combate ao coronavírus.

O levantamento é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Comentários