IMG-LOGO

NRF gera debate no Brasil e metaverso é citado por ministro

Por Marina - 03 de Fevereiro 2022
nrf.png
a ocasião contou com palestras de Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Abílio Diniz (Carrefour), Marcelo Tripoli (Fundador e Ceo Zmes), Regiane Relva Romano (Diretora de Cidades Inteligentes da Facens)

Por aqui, as tendências apontadas pela NRF foram debatidas nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Retail Trends, um evento híbrido promovido pela Gouvêa Experience, em São Paulo. Com um público de mais de 3 mil executivos, a ocasião contou com palestras de Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Abílio Diniz (Carrefour), Marcelo Tripoli (Fundador e Ceo Zmes), Regiane Relva Romano (Diretora de Cidades Inteligentes da Facens), e outros grandes nomes do varejo.

Entre os destaques do evento, o discurso de Abílio Diniz, argumentando que em um contexto global de economias abaladas, o Brasil continua rumo ao crescimento. Segundo ele, apesar da queda de consumo que o país teve no final do ano, tudo indica que em breve o crescimento será retomado. Diniz também acredita que o setor de distribuição vai continuar crescendo com inovação e qualidade, aumentando sua produtividade e sendo cada vez mais eficiente. Diniz também observou que o déficit de capacitação que o Brasil apresenta, dificulta o crescimento e “o país só conseguirá crescer se olhar para isso, conseguir reverter esse problema e, consequentemente, aumentar sua produtividade”. 

Fábio Faria, ministro das comunicações, também palestrou no Retail Trends e garantiu que o Brasil está pronto para embarcar na era do 5G, o que, para ele, vai mudar completamente o varejo. Como tendência, o especialista apontou o uso de drones para a entrega de mercadorias, pois o transporte autônomo vai impactar diretamente o varejo, principalmente nas entregas last mile. 

O CEO da GetNet e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), Pedro Coutinho, também subiu ao palco e em seu discurso levantou um debate sobre as mudanças nos meios de pagamentos no Brasil. Em sua opinião, o país é muito seguro nesse aspecto e, inclusive, está à frente do cenário norte-americano em alguns pontos. 

LEIA:  E-COMMERCE: EM CASA & MÓVEIS MADEIRAMADEIRA É VICE-LÍDER

Outro tópico levantado no Retail Trends foi sobre as formas de repensar o varejo e a tecnologia para atender às expectativas e padrões de vida do novo consumidor. Esse tema foi abordado pelo COO da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, junto com a diretora comercial do setor de varejo do Grupo Globo, Tatiana Souza. Os dois explicaram sobre a rápida evolução dos consumidores nos últimos anos. Segundo eles, agora é necessário pensar de um jeito diferente do que era pensado dois anos atrás. Ou seja, mesmo empresas que já foram conhecidas pela mídia de massa precisaram, durante a pandemia, se transformar numa multiplataforma digital.

Marcos Gouvea de Souza vai levar o Retail Trends para diversas cidades do Brasil

O tema “colaboradores” também foi pautado no Retail Trends. A CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza e o CEO da Arcos Dorados, Paulo Camargo, conversaram sobre como inspirar colaboradores. Lyana Bittencourt, CEO do grupo Bittencourt, falou sobre como dar voz aos colaboradores, relembrando da fala de Carla Harris, vice-chairman do Conselho da Morgan Stanley, que palestrou na NRF 2022, argumentando que a equidade nas empresas não acontece de forma automática. 

Por fim, Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, apresentou ideias sobre liderança, diversidade e ESG. A empresária defendeu que, para promover transformações, as pessoas precisam, elas mesmas, buscarem as mudanças e agir. 

Comentários