IMG-LOGO

Orchestra Brasil celebra resultados na Fimma 2023

Revisado Natalia Concentino - 18 de Setembro 2023
Orchestra_Brasil_na_Fimma_2023_-_foto_Augusto_Tomasi_(1).jpg
Foto: Augusto Tomasi

Uma das frentes do Orchestra Brasil – projeto do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – é oportunizar a participação de fornecedores da indústria moveleira em eventos do setor, conectando empresas e importadores de países-alvo para o segmento. Seguindo essa perspectiva, o Orchestra Brasil realizou rodadas de negócios internacionais na Fimma Brasil 2023, importante feira mundial da cadeia moveleira, que ocorreu de 28 a 31 de agosto em Bento Gonçalves (RS).

 

Em quatro dias de evento, 19 importadores de oito países negociaram diretamente com 51 fornecedores brasileiros da indústria moveleira, totalizando em torno de 500 reuniões. Empresas de segmentos como máquinas, acessórios, componentes, ferramentas, matérias-primas, entre outros, concretizaram US$ 750.000 em transações durante o evento. Para os próximos 12 meses, a projeção chega à casa dos US$ 5 milhões.

 

A gerente do Orchestra Brasil, Ana Cristina Schneider, comenta que ação foi considerada extremamente satisfatória pelos participantes. “Foram rodadas com um grande desafio, porque contamos com empresas que trabalham com mais de 100 tipos de produtos, mas foi possível gerar ótimas oportunidades em diferentes categorias. Temos muita consciência da importância do Orchestra Brasil pois uma empresa sozinha levaria muito mais tempo para conseguir identificar e trazer compradores”, explica. “Além da equipe operacional, contamos com a participação ativa de um comitê composto por empresas de diversos segmentos e uma assessoria para selecionar compradores qualificados e vindos de países estratégicos para o setor. Com certeza foi uma triagem muito boa, tanto que houve geração de negócios durante as reuniões”, completa.

 

Quanto à origem dos importadores, as rodadas de negócios do Orchestra Brasil na Fimma tiveram participação de compradores vindos da Colômbia, México, Guatemala, Estados Unidos, República Dominicana, Peru, Bolívia e Argentina (este a convite da Movergs). “Interessante observar que o mercado mexicano desponta entre os países. Além de possuir uma indústria moveleira forte, em crescimento e que tem demanda por soluções como máquinas, insumos, componentes, entre outros, agora o México sobretaxou produtos de origem chinesa. Isso com certeza amplia as oportunidades para os fornecedores brasileiros”, enfatiza Ana.

 

Para a analista de negócios internacionais da ApexBrasil e gestora do Orchestra Brasil, Clarissa Franco, a exportação é uma ferramenta de desenvolvimento regional. “Promove o crescimento econômico e a transformação social de onde as empresas estão inseridas. Nesse âmbito, o Projeto Comprador realizado pelo Orchestra Brasil na Fimma tem esse intuito de desenvolver as empresas da região para que elas possam cada vez mais conquistar mercados internacionais e aumentar sua competitividade tanto no âmbito nacional quanto internacional”, pontua.

 

leia: Fimma e Movelsul encerram com grandes negócios e boa visitação

 

Empresas que participaram das rodadas de negócios internacionais do Orchestra Brasil na Fimma Brasil 2023

 

Afrente Plásticos e Metais (SP); Allparts Componentes (SP); Alternativa Componentes (RS); Alucast (RS); Arte Diamante (SC); Artecola (RS); Brasmacol (PR); Braspan (PR); Colina – Entalhes e Móveis (SP); Crippa Máquinas e Equipamentos (SP); Cruzeiro Papéis Industriais (SP); Effisa (SC); Etools (SP); Farben (SC); Gerlucc (SP); Giacomelli – Indústria de Máquinas (RS); Grossl (SC); IMD Comércio de Móveis (RS); Impacto Doors (SP); Inmes (SC); Joelini (PR); Lamiecco Plásticos (RS);  Lidear (RS); LRB (RS); Lufati (RS); Mach CNC (SC); Cardenas (SP); Metalúrgica Basso (RS);  Metalúrgica De Toni (RS); MP Maquinapack (RS); Multinova (RS); Munhoz Acessórios para Estofados (SP); PCR – Artefatos de Borracha (RS); Placas do Brasil (ES); Pontta Tecnologia (SP); Portas Prontas Barreto (GO); Projepack (RS); Promob (RS); Renner Sayerlack (SP); Repinho (PR); Rochesa (PR); S A S Plastic (RS); Serrabits (PR); Tecbril (RS); Tecidos Fiama (SP); Tramontina (RS); Unesa (SC); Valmar Indústria e Manutenções (SC); Wirutex (RS); Zen Acessórios (RS); Plastibordo (RS).

 

 

 

Comentários